Segurança Pública registra mês de janeiro menos violenta da década em AL

Publicado em 02/02/2022, às 20h43
Ascom SSP / Reprodução -

Secom Alagoas

Seguindo a tendência de queda do ano anterior, Alagoas iniciou 2022 registrando o mês de janeiro menos violento dos últimos dez anos, segundo dados do Núcleo de Análise e Estatística Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

LEIA TAMBÉM

De acordo com os dados, janeiro encerrou com o total de 105 homicídios, o número mensal mais baixo já alcançado na série histórica. No ano passado foram 128 crimes no mesmo período, o que aponta uma queda de 18% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), na comparação.

Em Maceió, os dados mostram uma redução de 42%, com os crimes violentos reduzindo de 43 para 25, na comparação entre janeiro de 2021 e de 2022. Já em Arapiraca, o resultado foi ainda mais expressivo, com uma diminuição de 60% no número de homicídios do mês, em comparação com o ano passado, quando foram registradas dez mortes. Esse ano, janeiro terminou com quatro homicídios na cidade.

Segundo o governador, Renan Filho, Alagoas é o estado do Brasil que mais reduziu violência nessa década, quando comparado aos anos de 2010 e 2020. “Isso foi para nós uma marca histórica. Hoje, Alagoas é uma referência nacional em redução de violência, o que melhora a vida das pessoas, estimula investimentos, impulsiona o turismo, dinamiza a economia e melhora o funcionamento do nosso estado em todas as áreas”, afirmou o chefe do Executivo.

Os números positivos são um reflexo do empenho contínuo das forças de segurança e dos investimentos em Segurança Pública, que levaram Alagoas a alcançar em 2021 o ano menos violento da década. Para o Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto,  a cada resultado positivo, Alagoas estabelece um novo patamar de redução da violência, colocando o estado com um destaque nacional na atuação contra a criminalidade. 

“Alcançamos neste mês em Alagoas e Maceió resultados históricos, o que é muito significativo. Quero dar os parabéns a todos os guerreiros e guerreiras da Segurança Pública que tanto tem feito para transformar Alagoas cada dia mais em um estado que traz segurança e paz aos alagoanos”, destacou o secretário Alfredo Gaspar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas