Seis municípios de Alagoas decretam situação de emergência após fortes chuvas

Publicado em 22/05/2025, às 14h42
São Luís do Quitunde é uma das cidades mais afetadas pelas chuvas no mês de maio - Defesa Civil de Alagoas

Paulo Victor Malta

A Defesa Civil de Alagoas confirmou, no início da tarde desta quinta-feira, 22, que seis municípios decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que caem em Alagoas desde o final de semana. Veja abaixo:

LEIA TAMBÉM

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, assinou o decreto de situação de emergência para os seis municípios (Foto: Defesa Civil de Alagoas)

 

O estado atualizou na manhã desta quinta-feira, 22, o número de desabrigados e desalojados por causa das chuvas contínuas que chegaram ao sexto dia consecutivo nesta terceira semana de maio. Alagoas contabilizou, até o momento, 3.170 pessoas afetadas. São Luís do Quitunde, um dos municípios mais atingidos, registrou quase 2 mil vítimas nesse período chuvoso.


Entenda o que muda com o decreto de situação de emergência

Quando um município ou estado enfrenta eventos extremos, como enchentes, secas ou deslizamentos de terra, é possível decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. Esses reconhecimentos são essenciais para que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) possa liberar recursos e apoiar a população afetada.

A situação de emergência ocorre quando um desastre compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. Isso significa que o município ainda consegue atuar, mas precisa de apoio externo para enfrentar os danos e restabelecer serviços essenciais.

Para oficializar qualquer uma dessas condições, o governo municipal ou estadual deve emitir um decreto e registrá-lo no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A solicitação é analisada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MIDR, que avalia a necessidade do reconhecimento federal. Caso aprovado, o município pode acessar recursos para socorro, assistência humanitária e recuperação de áreas atingidas.

O reconhecimento da situação de emergência permite a obtenção de ajuda financeira para medidas emergenciais, como envio de kits de assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de pequenas infraestruturas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra Pilar conquista tricampeonato no Prêmio CRIA de Melhor Creche de Alagoas Polícia Militar abre investigação contra policiais suspeitos de homicídios em Penedo e Arapiraca