Seis pacientes testam positivo para HIV após transplante de órgãos no RJ

Publicado em 11/10/2024, às 17h52
Foto: Reprodução/Google Street View -

Correio Braziliense

O Ministério da Saúde e a Polícia Civil do RJ investigam o caso de seis pessoas que estavam na fila do transplante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e receberam órgãos contaminados pelo vírus HIV de dois doadores. Os transplantados testaram positivo. Essa é uma situação sem precedentes para o estado.

LEIA TAMBÉM

O caso foi descoberto em 10 de setembro, quando um dos pacientes deu entrada em um hospital ao apresentar sintomas neurológicos e testou positivo para o HIV — ele não tinha o vírus antes do transplante de coração realizado no fim de janeiro. As autoridades iniciariam as investigações e chegaram a dois exames realizados pelo PCS Lab Saleme — unidade privada contratada pela SES-RJ em dezembro do ano passado por cerca de R$ 11 milhões.

Em nota, a SES-RJ informa que o caso é inadmissível e que uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados. Medidas já foram tomadas para garantir a segurança dos transplantados.

"O laboratório privado, contratado por licitação pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, teve o serviço suspenso logo após a ciência do caso e foi interditado cautelarmente. Com isso, os exames passaram a ser realizados pelo Hemorio. A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório", afirma o órgão.

O laboratório foi interditado pela Coordenadoria Estadual de Transplantes e a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. O caso está sendo investigado pela Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes