Sem definir candidatura, MDB realiza convenção em AL para discutir rumos para as eleições 2022

Publicado em 07/03/2022, às 14h00
Cortesia/Gisélia Santos -

TNH1

O MDB, Movimento Democrático Brasileiro, reuniu os filiados para a realização da convenção para definir os novos membros do diretório estadual, na manhã desta segunda-feira, 07, na sede do partido, no bairro de Mangabeiras, em Maceió. A sigla informou que ainda não definiu os nomes que irão disputar as eleições deste ano, mas as lideranças acreditam em um pleito competitivo. O MDB segue sob o comando do senador Renan Calheiros.

LEIA TAMBÉM

"O mês de março é o mês fatídico para que haja uma definição do governador. Se ele precisar se desincompatibilizar do governo, como vocês sabem, a Assembleia Legislativa, em 30 dias, vai eleger o governador tampão e o vice-governador tampão. É o que diz a nossa Constituição. É óbvio que quem está no cargo tem muita condição de disputar as eleições, em disputar com condição de igualdade com os demais postulantes ao cargo. Mas as coisas ainda estão para acontecer, com calma, ponderação e bom senso", disse Calheiros.

Mesmo com a indefinição, Renan Filho admitiu que deve coordenar as ações do partido ou se lançar como candidato ao Senado Federal. "Ao fazer a sua convenção, ao eleger a sua diretoria executiva, ele [MDB] também sinaliza que nos próximos dias estará preparado para aprofundar e afunilar a discussão da possibilidade da minha participação nas eleições ou não. O MDB, junto comigo, decidirá qual será o meu papel nas eleições. Se vou, como governador do estado, coordenar as ações do partido, ou se serei dito candidato ao Senado Federal".

"O MDB está pronto e preparado, tem a maior bancada de vereadores, de prefeitos do estado, tem uma bancada muito expressiva na Assembleia Legislativa. Tem o deputado Isnaldo Bulhões na Câmara Federal como líder e tem o senador Renan Calheiros como um dos principais expoentes há muitos anos do Senado Federal. Certamente esse agrupamento político estará preparado para disputar as eleições de 2022 com muita chance de vitória em todas as alçadas", continuou.

Flexibilização do uso das máscaras - Em entrevista coletiva à imprensa, Renan Filho respondeu, ao questionamento da reportagem do TNH1, sobre a flexibilização ou não do uso de máscaras. O governador afirmou que o Estado não vai tomar nenhuma decisão precipitada e ainda criticou cidades e estados que flexibilizaram o uso do equipamento. O gestor ressaltou que o assunto será analisado nos próximos meses.

Renan Filho também não deu nenhum prazo para decretar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e ainda destacou a importância do protetor facial como forma de prevenção. “Vimos o avanço da Ômicron nos últimos meses, principalmente no nosso estado. Todo mundo quer se livrar das máscaras, mas sabemos que elas salvam vidas. Inclusive, o Rio de Janeiro, que liberou a obrigatoriedade do uso de máscaras nesta segunda-feira também é um dos estados com o maior percentual de mortes por habitantes. Então, qualquer decisão será tomada com calma”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026 Confiabilidade, transparência e segurança: Teste da Urna começa nesta segunda-feira (1º) Projeto de lei que estende validade de CNH vencida é aprovado na Câmara PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro