Sem o horário eleitoral, cidadão perde uma referência para se esclarecer

Publicado em 29/09/2022, às 06h45

Redação

Hoje, 29 de setembro, é o último dia da exibição do Guia Eleitoral no primeiro turno das eleições 2022. Havendo segundo turno nas disputas de governador e presidente da República, a votação será em 30 de outubro, um domingo, e o Guia Eleitoral volta a ser exibido de 7 de outubro até o dia 28.

LEIA TAMBÉM

O horário eleitoral é uma das formas de possibilitar ao cidadão conhecimento a respeito dos candidatos, além dos debates, sabatinas e divulgação na mídia em geral.

Outra forma bastante atual de esclarecimento do eleitor é o uso das redes sociais, se bem que, infelizmente, há muita deturpação na divulgação pela prática excessiva e bastante lamentável de notícias falsas, mais conhecidas como “fake news”.

E as “fake news”, prática proibida, são uma preocupação a mais da justiça eleitoral, pela desinformação danosa ao cidadão que busca se atualizar pelas redes sociais.

O TSE permite que ao votar o eleitor possa usar boné, camiseta e propaganda dos seus candidatos, sendo vedadas, entretanto, aglomerações de eleitores até 100 metros de distância do local de votação, para não caracterizar “boca de urna”.

Também é terminantemente proibido o porte e uso de telefone celular pelo eleitor na sala de votação. Os aparelhos deverão ficar sob guarda dos mesários enquanto o eleitor faz uso da cabine de votação.

Por fim, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece que a sequência de votação está definida da seguinte forma: primeiro para Deputado Federal e depois, pela ordem, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente da República.

O TSE também autoriza o eleitor levar a colinha, ou seja, o número dos candidatos para não se complicar na hora de votar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar