Sem sustos, Alonso faz estreia e completa primeiras voltas no oval de Indianápolis

Publicado em 03/05/2017, às 16h44

Redação

A espera chegou ao fim. Desde que surpreendeu o mundo do esporte ao anunciar a participação nas 500 Milhas de Indianápolis, em 12 de abril, Fernando Alonso tornou-se ainda mais o centro das atenções, ainda que nem de longe tenha conquistado grandes resultados nos últimos anos na F1. Foram pouco mais de três semanas até que, nesta quarta-feira (3), o espanhol tivesse a chance de guiar pela primeira vez no icônico oval do Indianapolis Motor Speedway. No entanto, Alonso levou mais tempo que o previsto pela Andretti para finalmente acelerar em Indianápolis, ganhando a pista exatamente às 10h55 (horário local), 11h55 pela hora de Brasília.

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Momentos antes do seu primeiro teste com o Dallara-Honda da Andretti, que o colocou na pista em parceria com a McLaren e também com a montadora japonesa, Alonso estava no pit-lane, ao lado de Gil de Ferran, Michael Andretti e do chefe da McLaren, Zak Brown, e se preparava, com natural ansiedade, para entrar no carro #29 todo laranja para completar as suas primeiras voltas no circuito oval. Antes, Marco Andretti realizou o primeiro shakedown para verificar as condições do carro e da pista com a temperatura ambiente na casa dos 10ºC.

O complexo do circuito contava com a presença de muitos fãs, alguns deles com a bandeira da Espanha, saudando a chegada do bicampeão mundial de F1. Definitivamente, trata-se de um dos maiores acontecimentos do esporte a motor em 2017, ao menos até o momento. Pela internet, o número de espectadores acompanhando o evento aumentava a cada minuto.

O chamado ROP (Programa de Orientação ao Novato, em tradução livre) ao qual Alonso começou a ser submetido nesta quarta-feira foi dividido em três fases: na primeira, o espanhol teria de completar dez voltas entre 205 e 210 mph (329,8 e 337,8 km/h); 15 voltas entre 210 e 215 mph (337,8 e 345,9 km/h) e outras 15 voltas acima desta velocidade. Fernando tem cinco jogos de pneus para usar ao longo do dia.

Antes de Alonso assumir pra valer a condução do #29, a transmissão promovida pela Indy realizava um "esquenta" com a presença de dois ícones das 500 Milhas de Indianápolis: Mario Andretti e Johnny Rutherford, responsável por levar a McLaren à vitória na lendária prova em 1974 e 1976. 

Marco Andretti retornava ao pit-lane e reportava que havia alguma coisa errada no carro, que estava saindo de frente. De modo que a Andretti precisou trabalhar para encontrar o equilíbrio ideal antes de Marco voltar à pista para completar mais algumas voltas antes de finalmente entregar o carro a Alonso. Em seguida, o neto de Mario Andretti realizou outro shakedown, um pouco mais breve que o primeiro, e retornou aos pits para passar as impressões do comportamento do carro para a equipe antes de Alonso assumir de vez o volante.

Até que, às 10h49 locais (11h49 pelo horário de Brasília), Alonso vestiu balaclava e capacete e finalmente entrou no carro para completar suas primeiras voltas em um circuito oval. Com os cintos de segurança devidamente apertados, Fernando estava pronto para a estreia. Com o motor Honda do carro ligado, o espanhol acelerou às 10h55, horário local.

Definitivamente, começava naquele momento a trajetória de Fernando Alonso rumo ao sonho de buscar a vitória em Indianápolis. E o espanhol foi evoluindo de forma progressiva, cumprindo com o cronograma estabelecido pela Andretti. Na sexta volta, o bicampeão da F1 alcançava já uma velocidade média de 337,7 km/h, evoluindo sem grandes problemas antes de retornar ao pit.

Alonso fez uma breve pausa antes de retornar à pista para seguir com o cronograma estabelecido pela Andretti. 

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