Semana do Folclore tem programação especial de 19 e 23 de agosto em Maceió

Publicado em 19/08/2019, às 21h57
Reprodução/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Em alusão ao dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Maceió Shopping, preparou uma programação especial para celebrar a data.

LEIA TAMBÉM

De 19 a 23 de agosto, o Shopping recebe a exposição “O Mateus, a alma aflui ao semblante”, do Artista plástico – Roniekson Okobayewo, além de apresentações culturais de folguedos alagoanos e oficina de artesanato. Considerado por críticos de arte como exímio exemplar tradutor de manifestações culturais do Estado, marca deixada por seus mestres, os artistas plásticos Achiles Escobar e Salles Tenório, Roniekson traz em sua exposição obras que retratam cenas do cotidiano, inspiradas no folclore alagoano. Ele segue através de pinturas e esculturas, investigando e apresentando impressões, memórias e suposições de acontecimentos.

“Em um repertório de memórias das manifestações culturais de Alagoas, as pinturas e esculturas confidenciam cenas, vontades, divagações de memórias antepassadas, além de reviver personagens. É como se, ao perder a memória e ao ter a oportunidade de refazê-la através de pinturas e das esculturas, eu tenteasse entre fontes diversas da cultura do meu povo: os sussurros dos brincantes povoam minha mente, criando imagens e formas em um mundo particular”, disse o artista.

Outro pronto alto das comemorações são as apresentações dos folguedos, em especial os formados pelo projeto "Cultura Mais Viva", realizado pela Secult, nos municípios de Coruripe, Coqueiro Seco e Maceió, que criou novos grupos de Mané do Rosário e Coco de Roda, com jovens estudantes.

Visando fomentar e estimular os jovens a participar, de forma mais efetiva da cultura popular, especificamente nos folguedos tradicionais, a Secretaria de Cultura desenvolve projetos com a finalidade de resgatar a cultura nas escolas.

Em parceria com a Seduc, realizamos o projeto "O Mestre vai à escola", onde um mestre apresenta a história do seu folguedo e "Cultura Mais Viva", programa mais recente, que tem o objetivo de formar novos grupos culturais. Com este apoio, criamos um novo grupo de Coco de Roda, firmado após oficinas e com o investimento em indumentárias", explicou a secretária Mellina Freitas.

Confira programação completa:

De 19 a 23 de agosto - EXPOSIÇÃO “O Mateus, a alma aflui ao semblante”, do Artista plástico – Roniekson Okobayewo

Apresentações culturais:

19/08 – 17h30 - Pastoril Sagrado Coração de Jesus

20/08 – 17h30 - Baianas Ganga Zumba das Alagoas

21/08 – 17h30 - Fandango

22/08 – 17h30 - Coco de Roda Fulô do Sertão (CEPA)

19h30 - Chegança Silva Jardim

23/08 - 17h30 - Coco de Roda Cultivando Raízes e Mané do Rosário

OFICINA DE ESCULTURAS DO GUERREIRO (em massa plástica)

19 a 23 de agosto – 15h às 17h

Artista plástico – Roniekson Okobayewo

Vagas limitadas por dia 10 pessoas

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas