Semarh entrega autorização para agricultores usarem água do Canal do Sertão

Publicado em 25/05/2016, às 20h58

Redação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou este mês o primeiro ciclo de audiências públicas sobre a gestão social do Canal do Sertão. As discussões serão retomadas no segundo semestre, em novembro, com as análises das propostas levantadas durante os trabalhos de proximidades junto à população.

LEIA TAMBÉM

Somente em maio, os municípios de Pariconha, Água Branca, Olho d´Água do Casado e Senador Rui Palmeira foram partícipes das audiências coordenadas pela Semarh em parcerias com outros órgãos governamentais, a exemplo das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri).

A série de reuniões gerou resultados positivos à população sertaneja. Edilson Ramos, secretário de Gestão Interna da Semarh, citou que no município de Senador Rui Palmeira foi entregue a autorização a 30 agricultores da associação de produtores da comunidade Laje Grande para o uso da água do Canal do Sertão na produção de alimentos.

“Os agricultores que antes não tinham água para plantar, estão aptos a trabalhar e produzir o milho, a melancia, maracujá e sorgo, por exemplo. Esta autorização concedida pelo Governo de Alagoas permite incremento na economia do sertanejo que terá condições de ampliar a sua fonte de renda”, explica o secretário de gestão interna.

Participação

De acordo com Ramos, mais de 400 pessoas estiveram presentes nas reuniões públicas e demonstraram o quanto a obra do Canal do Sertão será importante para o desenvolvimento social e econômico das famílias.

“Famílias, agricultores, comunidades indígenas, e lideranças das comunidades e políticas contribuíram com sugestões acerca da administração do Canal do Sertão. Ressaltaram pontos importantes sobre uso da água para agricultura e consumo responsável, por exemplo. Todas as demandas estão selecionadas e serão discutidas no segundo ciclo de reuniões que estaremos promovendo em novembro deste ano”, informou o secretário de gestão Interna.

Ramos declarou ainda que o objetivo da Semarh em conjunto com os demais órgãos do governo é a efetivar uma associação dos usuários do Canal do Sertão. “Com isso, a população terá oportunidade de ter contato imediato com o governo para mostrar como a obra está evoluindo e contemplando suas famílias”, complementa Edilson Ramos. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer