Semas abre inscrição para cursos profissionalizantes gratuitos

Publicado em 27/09/2017, às 12h26

Redação

Estão abertas inscrições para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Voluntário na modalidade Educação à Distância (EaD) para pessoas de baixa renda inseridas no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando as pré-matrículas até o dia 10 de outubro.

LEIA TAMBÉM

Ao todo estão sendo ofertadas vagas para 30 cursos profissionalizantes com duração de 3 a 5 meses. São eles: Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos; Agente de Limpeza Urbana; Almoxarife de Obras; Inspetor de Qualidade; Gestor de Microempresa; Assistente de Logística; Assistente de Controle de Qualidade; Agente de Microcrédito; Mensageiro; Operador de Caixa; Promotor de Vendas; Recepcionista; Comprador; Assistente de Faturamento; Vendedor; Representante Comercial; Assistente de Tesouraria; Assistente Administrativo; Assistente de Crédito e Cobrança; Almoxarife; Assistente de Recursos Humanos; Assistente Financeiro; Inglês Básico; Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras); Espanhol Básico; Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Auxiliar de Fiscalização Ambiental; e Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos.

Para se inscrever, o candidato precisa estar inserido no CadÚnico (beneficiários do Programa Bolsa Família têm prioridade), idade superior a 15 anos completos e de escolaridade ter Ensino Fundamental Incompleto até Ensino Médio Completo.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família em Maceió, Mariana De Carli, os cursos do Pronatec Voluntário são todos na modalidade à distância, ou seja, o candidato precisa ter estrutura de computador com acesso à internet para participar do curso profissionalizante gratuito.

“Os interessados precisam ter o NIS, ou seja, estarem cadastrados no CadÚnico, e terem acesso a um computador com internet para participar do curso. Se ele atender os requisitos propostos pelo Pronatec Voluntário, ele procura a Semas para fazer a pré-matrícula. Após a pré-matrícula, o candidato terá data para confirmação desta matrícula já pela internet pelo link dos cursos”, destacou a coordenadora.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca a importância dos cursos profissionalizantes gratuitos para a inserção no mercado de trabalho da população de baixa renda. “São cursos profissionalizantes que ajudam a ser inserido no mercado de trabalho. Estamos orientando as pessoas que têm o NIS que procurem a sede do CadÚnico para garantir sua vaga e ter mais oportunidade no mercado de trabalho”, completou a gestora.

As pré-matrículas estão sendo realizadas no prédio sede do CadÚnico/Bolsa Família em Maceió (Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço) até o dia 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 13h.

Os interessados precisam procurar a Coordenação de Ações Complementares munidos dos seguintes documentos: Número de Identificação Social (NIS), RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de Escolaridade e, para os menores de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.

Mais informações através do telefone 3315-3686.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue