Semed lança primeira escola sustentável nesta sexta

Publicado em 02/06/2016, às 16h27

Redação

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas), lançará nesta sexta-feira (3) a primeira escola sustentável de Maceió. Trata-se do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mestre Izaldino, no bairro Pontal da Barra. A cerimônia acontece na própria escola e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), que fará arborização da unidade.

LEIA TAMBÉM

Durante toda a manhã, técnicos da Sempma plantarão mudas de árvores nativas no entorno da escola, inclusive a craibeira, árvore símbolo de Alagoas. Dando continuidade aos trabalhos, a unidade também ganhará um pomar com árvores frutíferas – que servirão de complemento na alimentação escolar –, área de compostagem, horta orgânica e uma farmácia viva, que fornecerá plantas medicinais para ajudar na saúde das crianças. As mudanças beneficiarão os 80 alunos do Cmei, além da comunidade, que terão maior conforto térmico e qualidade do ar, criando um ambiente agradável que favorece o aprendizado.

A coordenadora do Ceas, Virgínia Miller, explica que a educação ambiental envolve a promoção de processos pedagógicos que favorecem a construção de valores sociais, como o consumo consciente, descarte correto de materiais, reaproveitamento, alimentação saudável, entre outros. “Esta é mais uma conquista da educação pública de Maceió. Nossa expectativa é levar a proposta de padrões de sustentabilidade e promoção da saúde para as próximas escolas da rede municipal. Todos estão convidados para participar deste grande dia e fazer o plantio conosco”, convidou Virgínia Miller.

Em paralelo às ações de arborização, serão realizadas oficinas, palestras e caminhadas ecológicas em parceria com outras secretarias e instituições. As atividades acontecem durante todo o dia nas dependências da escola e na quadra de esportes e fazem parte da programação da Semana Integrada do Meio Ambiente.

Construção da Escola Sustentável

O projeto foi idealizado pela Semed, em parceria com a Braskem, Instituto Lagoa Viva e Sempma, para servir de referência de edificação segura e sustentável para a comunidade. A proposta da Mestre Izaldino é criar um espaço educador sustentável que proporcione uma relação de cuidado mútuo entre alunos, comunidade e natureza, além de estimular práticas pedagógicas para as crianças.

Para ser considerada uma escola sustentável, as paredes da Mestre Izaldino foram erguidas com um sistema modular de encaixe chamado PVC/Concreto, produzido pela Braskem. Esse tipo de material tem um apelo sustentável por serem 100 % recicláveis e os resíduos gerados são reaproveitados. No intuito de reaproveitar a água da chuva, calhas e cisternas serão colocadas para armazenamento e reaproveitamento que servirão para irrigação das plantas.

A iniciativa se sustenta em três grandes eixos: espaço físico adequado de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental; gestão democrática participativa e sensível às necessidades da comunidade; currículo – saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas em prol da sustentabilidade. No intuito de minimizar os impactos ambientais, foram criadas estratégias locais por meio de parcerias com a Associação de moradores do Pontal – Amapo, Instituto Lagoa Viva, Corpo de Bombeiros e Braskem.

A secretaria desenvolve várias práticas sustentáveis nas escolas da rede, além de ações que contribuem com a construção de espaços educacionais sustentáveis, como a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e da Sustentabilidade – ODM/ODS e incentivo às escolas a aderirem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola Sustentável.

O quê: Etapa de arborização da primeira escola sustentável de Maceió
Onde: Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra
Quando: Sexta-feira (3), a partir das 8 horas

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda