Semtur e CBTU assinam carta de intenção para reativar a histórica Maria Fumaça

Publicado em 14/10/2025, às 17h51
Imagem meramente ilustrativa - Foto: CBTU

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió deu mais um passo importante para o fortalecimento do turismo e da preservação da memória histórica da cidade. Nesta terça-feira (14), o prefeito JHC anunciou a reativação da Maria Fumaça de Maceió, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

LEIA TAMBÉM

O projeto foi oficializado com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), representada pelo secretário Eduardo Monteiro, e a CBTU, representada pelo superintendente Max Ferreira.

A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio ferroviário da capital alagoana e transformar a locomotiva em um novo atrativo turístico, histórico e cultural.

A proposta prevê a criação de rotas turísticas integrando o VLT e a Maria Fumaça, estimulando o turismo sustentável, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população maceioense.

O secretário de Turismo, Eduardo Monteiro, reforçou o compromisso da prefeitura em oferecer uma nova experiência aos maceioenses e visitantes. “Em breve, vocês terão o pacote completo de como usufruir dessa experiência que será incrível”, afirmou.

O superintendente da CBTU, Max Ferreira, celebrou a parceria e destacou a importância da iniciativa para a valorização do patrimônio ferroviário da cidade. “Agradeço por estarmos juntos nessa empreitada de tornar a nossa Maria Fumaça uma alternativa para que a população e o turista de Maceió também consigam aproveitar esse patrimônio histórico que é a Maria Fumaça”, pontuou.

O protocolo de intenções firmado entre as instituições prevê uma cooperação técnica e institucional para viabilizar estudos, projetos de engenharia, captação de recursos e execução das etapas necessárias à plena recuperação e funcionamento da locomotiva.

De acordo com o documento, o propósito é integrar o projeto de reativação da Maria Fumaça às políticas públicas municipais de turismo sustentável, promovendo a valorização do patrimônio histórico, a educação patrimonial e o empreendedorismo local.

Com o compromisso firmado, a Prefeitura e a CBTU iniciam agora as próximas etapas de planejamento e viabilização técnica, consolidando a Maria Fumaça como um símbolo de identidade e orgulho para Maceió e um novo ícone do turismo histórico e sustentável da capital.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição