Semurb autua rede hoteleira em Ipioca por lançamento irregular de efluentes no Riacho das Lanchas

Publicado em 30/05/2025, às 19h25
- Semurb

Secom Maceió

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb) autuou, nesta quinta-feira (29), uma rede hoteleira localizada em Ipioca por operar fora das normas ambientais. A equipe da Semurb constatou, após receber denúncia da Polícia Civil, que o empreendimento hoteleiro estava lançando efluentes de forma irregular no Riacho das Lanchas.

LEIA TAMBÉM

O fato resultou na condução do operador responsável pelo sistema do empreendimento até a Delegacia onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Durante a inspeção, foram recolhidas amostras do material lançado para análise laboratorial. O objetivo é verificar se os resíduos estão dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação ambiental.A ocorrência será encaminhada à Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais, onde serão adotadas as providências legais cabíveis.

O subsecretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Diogo Lino, que acompanhou a inspeção, alerta que o lançamento irregular de efluentes em rios, lagoas  é crime federal e municipal, previsto na Lei de Crimes Ambientais.

"A fiscalização ambiental tem um papel fundamental na proteção dos nossos recursos hídricos. O lançamento irregular de efluentes, seja em rios, lagoas ou no mar, é uma prática criminosa que compromete a saúde da população, destrói ecossistemas e ameaça o equilíbrio ambiental da nossa cidade. A Semurb segue intensificando as ações de monitoramento e autuação com apoio da nossa equipe técnica para garantir que seja cumprida a legislação ambiental", reforçou Lino.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA