Senado da Austrália aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Publicado em 29/11/2017, às 21h16

Redação

O Senado da Austrália aprovou nesta quarta-feira, 29, a proposta para legalizar o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. A decisão ocorre duas semanas depois da consulta pública realizada pelos correios em que 62% dos 12,7 milhões de australianos se mostraram favoráveis ao casamento homossexual.

LEIA TAMBÉM

A proposta de lei apresentada pelo senador liberal Dean Smith foi aprovada sem emendas com 43 votos a favor, 12 contra e várias abstenções ou ausências. A decisão do Senado move a iniciativa legislativa para a Câmara baixa, que retomará suas sessões na próxima segunda-feira e deverá ratificar a lei antes do Natal.

Antes da votação, Smith remarcou que a iniciativa reflete como a comunidade LGBT passou "do rechaço para a tolerância, da tolerância para a aceitação e agora da aceitação para o acolhimento". A proposta permite que os oficiais de casamentos religiosos se oponham a realizar o matrimônio, mas não impede no caso de oficiais de casamento civil, tal como pediam vários legisladores mais conservadores.

O resultado da consulta pública realizada há duas semanas permitiu a apresentação o projeto para reformar a Lei de Matrimônios de 1961, que foi modificada em 2004 para afirmar que o casamento seria exclusivo entre homem e mulher. Em dezembro de 2013, o Tribunal Superior anulou uma lei que permitia o casamento de pessoas do mesmo sexo no Território da Capital Australiana por considerar que contradizia a Lei Federal de 1961. Os Estados da Tasmânia e Nova Gales do Sul também fizeram propostas semelhantes no passado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos