Senado e Câmara aprovam MP que unifica sistema de cartórios; entenda o que muda

Publicado em 02/06/2022, às 08h53
Pixabay -

CNN Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) uma Medida Provisória (MP) que busca digitalizar os acervos dos cartórios pelo país e fazer com que esses estabelecimentos passem a oferecer serviços por meio da internet.

LEIA TAMBÉM

As mudanças em relação ao texto original agora seguem para sanção ou veto presidencial, pois a matéria já havia sido aprovada pelo Senado, com modificações, e pela Câmara numa primeira votação. A MP tinha que ser aprovada pelo Congresso até esta quarta-feira (1º) para que não perdesse a validade.

A proposta objetiva efetivar o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), que deve ser implantado até 31 de janeiro de 2023. Detalhes da execução e do cronograma dessa implantação do Serp ficarão a cargo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A partir dessa data, os oficiais de registro estarão dispensados de imprimir certidões (civil ou de títulos), que deverão ser fornecidas eletronicamente e com uso de tecnologia para o próprio usuário imprimi-la. Deverá ainda contar com identificação segura de autenticidade, conforme critérios do CNJ.

O Serp deverá fornecer informações, de maneira segura, sobre garantias de origem legal, convencional ou processual; contratos de arrendamento mercantil financeiro e cessões convencionais de crédito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC