Senador pede que população acompanhe trabalhos da CPI da Pandemia

Publicado em 06/05/2021, às 23h04
Reprodução / Tv Senado -

Agência Senado

Em pronunciamento nesta quinta-feira (6), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que é importante a população acompanhar os trabalhos da CPI da Pandemia para evitar que as investigações se limitem às ações do governo federal e, com isso, ocorra a "blindagem" de agentes públicos estaduais e municipais.

LEIA TAMBÉM

Ele afirmou que não pode prosperar a tese de quem defende que as apurações só alcancem estados e municípios quando houver a participação de algum agente federal numa eventual irregularidade.

Segundo Girão, o requerimento dele que estende os trabalhos da comissão é claro e prevê a investigação de qualquer ato que caracterize desvio de verbas da União para o enfrentamento da pandemia, por governadores e prefeitos.

— O TCU [Tribunal de Contas da União], que é um órgão auxiliar do Poder Legislativo, está aí para mostrar que estados e municípios precisam ser rastreados, sim. Inclusive, é uma função saber exatamente como essas verbas foram aplicadas. Por que que uma CPI não pode fazer isso?

O senador também disse ser fundamental que a sociedade fique atenta a uma possível transformação da CPI num palanque político para 2022. Isso, na opinião dele, seria "desumano" e uma "covardia" contra o povo, que já vem sofrendo as consequências da pandemia na saúde e está sendo atingido pela fome.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC