Redação
O senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL) propôs ao Supremo Tribunal Federal a criação, em todo o Brasil, de Juizados Especiais de Crimes Cibernéticos, a partir de uma constatação: dados da Serasa indicam que somente em janeiro deste ano houve registro de cerca de 284 mil tentativas de fraude no país – incluindo clonagens de cartão de crédito, operações de crédito indevidas ou comprar fraudulentas.
LEIA TAMBÉM
Segundo o senador alagoano, a criação de Juizados Especiais de Crimes Cibernéticos é uma prerrogativa do STF, a exemplo de outras que dizem respeito diretamente à magistratura brasileira, daí ele ter se encaminhado ao Judiciário propondo a iniciativa.
Rodrigo acrescenta mais fatos que justificam sua proposta:
“Há também os crimes e divulgação de notícias falsas, as fake news. Existem os crimes contra a honra e a perseguição de pessoas, especialmente assédio contra mulheres, via internet e redes sociais.”
Para o parlamentar, essas práticas têm sido bastante comuns no Brasil:
“Acredito que a maioria dos brasileiros e dos alagoanos, infelizmente, têm ou conhece alguma história de alguém que foi vítima de crimes dessa natureza. Precisamos aperfeiçoar nossa Justiça para que esses delitos não fiquem impunes.”
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar