Senadores bolsonaristas e lulistas abrandaram a Lei da Ficha Limpa

Publicado em 04/09/2025, às 16h50

Flávio Gomes de Barros

Jornalista Felipe Moura Brasil:

LEIA TAMBÉM

"Enquanto o Brasil se distraía com o início do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe, senadores bolsonaristas e lulistas, com poucas exceções, afrouxaram juntos a Lei da Ficha Limpa, na terça-feira, 2 de setembro, assim como políticos de ambos os lados da suposta polarização haviam feito com leis penais e de improbidade administrativa durante o governo do ex-presidente.

O placar no plenário do Senado foi de 50 votos a 24, e a lista completa de nomes pode ser vista no fim deste texto. O Centrão, como sempre, colaborou para a aprovação do projeto de lei complementar apresentado pela deputada federal Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha de Eduardo Cunha (Republicanos-RJ).

Aprovado e encaminhado a Lula para sanção presidencial, o PLP 192/2023 antecipa o início da contagem do prazo e reduz a duração da inelegibilidade de indivíduos punidos com a proibição de disputar eleições, exceto nos casos dos crimes:

 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar