Senadores pedem providências contra ataques a infectologistas

Publicado em 21/07/2020, às 21h33
MJ -

Agência Senado

Um grupo de senadores cobrou nesta terça-feira (21) providências do ministro da Justiça, André Mendonça, para garantir a integridade física de membros da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) que estariam sendo alvo de difamação nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

O ofício, assinado por 14 senadores, associa a onda de “ataques” e “fake news” contra os infectologistas ao entendimento da SBI, manifestado em 17 de julho, contra o uso da hidroxicloroquina em qualquer fase do tratamento contra a covid-19.

“Segundo a SBI, as postagens se valem de ‘discurso de ódio’ e ‘difamação’. Nas postagens, os detratores falam contra a Organização Mundial da Saúde (OMS) e atribuem interesses comerciais e ligações políticas aos profissionais para desqualificar o posicionamento científico da SBI”, explica o texto do ofício.

Os senadores lembraram que a SBI citou dois estudos científicos internacionais que não encontraram benefícios clínicos no uso da hidroxicloroquina, e também repercutiram levantamento jornalístico sobre divulgação de “curas milagrosas” por médicos e enfermeiros durante a pandemia.

O mesmo grupo de senadores também encaminhou representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo “que se assegure a incolumidade física dos médicos infectologistas, que vêm desempenhando um papel fundamental para que consigamos contornar as gravíssimas consequências provocadas pelo coronavírus e por tantas outras doenças.”

O senador Flávio Arns (Rede-PR), em série de postagens no Twitter, associou os ataques aos infectologistas a uma ameaça à própria ciência: “Há relatos, inclusive, de incitação ao homicídio de profissionais infectologistas. Nosso pedido é para que se assegure a integridade física dos médicos infectologistas e que se proteja a boa ciência, que deve sempre embasar qualquer discussão que envolva a saúde de nossa população. Não se pode cogitar de uma ameaça vil à ciência brasileira no momento em que a sociedade mais precisa dela!”

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) também manifestou no Twitter seu apoio ao ofício enviado ao ministro da Justiça para que assegure a integridade dos infectologistas.

Além de Arns e Alvaro, assinam o ofício os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES), Jaques Wagner (PT-BA), Leila Barros (PSB-DF), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Otto Alencar (PSD-BA), Major Olimpio (PSL-SP), Zenaide Maia (Pros-RN) e Weverton (PDT-MA). 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP