Ser + Realizador: Prefeitura e Braskem firmam parceria para implantar coleta seletiva em Marechal Deodoro

Publicado em 05/02/2018, às 19h21

Redação

O Diretor Nacional da Cooperativa Mãos Verdes, de Porto Alegre, Alceu Terra, e o Gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, acompanhados do prefeito Cláudio Filho Cacau e do secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, realizaram uma visita técnica no novo galpão da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (CoopMar), na manhã desta segunda-feira (05). A visita faz parte de uma parceria firmada entre o município de Marechal Deodoro e o Projeto Ser + Realizador, da Braskem.

LEIA TAMBÉM

A visita teve como objetivo fazer com que o representante da Braskem e da Cooperativa Mãos Verdes pudessem conhecer a nova sede da CoopMar, como funciona o empreendimento, analisar oportunidades de investimentos e reforçar a parceria com gestão municipal.

Marechal Deodoro é o segundo município do Estado a firmar parceria com o Ser + Realizador, que é um projeto nacional da Braskem de coleta seletiva do lixo. Firmada a parceria, o gestores do Ser + Realizador irão atuar periodicamente, durante dois anos na cooperativa, doando todos os equipamentos e materiais necessários, para que de fato, a coleta seletiva possa ser implantada no município.

Para o Prefeito Cláudio Filho Cacau, essa parceria vai dar melhor estrutura para os catadores, já que vão ter noções de empreendedorismo.

“A Prefeitura está dando esse passo importante cedendo o galpão para os cooperados. É uma parceria da Prefeitura, Braskem, Sebrae para que esse trabalho que eles já vêm realizando cresça ainda mais. A Prefeitura está dando um caminhão de coleta e o galpão, para que assim possa agregar novas famílias e manter uma cidade limpa, respeitando sempre o Meio Ambiente”, disse.

Para o Gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, Marechal Deodoro, é o segundo município do Estado a aderir ao projeto.

“É um trabalho extremamente importante e hoje foi um passo decisivo para que o município se torne um lugar totalmente sustentável. Iremos garantir equipamentos como balanças e prensa, além disso iremos dar um acompanhamento periódico durante dois anos”, disse o Gerente.

Já para o Diretor da Cooperativa Mãos Verdes, Alceu Terra, esse é um projeto de reciclagem e a intenção é ter um espaço com equipamentos necessários.

“Nós já temos um espaço de qualidade, agora iremos buscar os equipamentos necessários, e passar a acompanhar o trabalho dos cooperados, prestando uma consultoria, para que realmente esse projeto tenha visibilidade econômica na cidade e possa gerar renda e emprego para essas pessoas que trabalham aqui”, falou o diretor.

O presidente da Coopmar, Jefferson Reis, comemorou a parceria e disse que este projeto vai melhorar ainda mais as condições do trabalho realizado pelos cooperados.

“Nós estamos disponíveis para realizar as coletas em vários lugares de Marechal. É uma ótima iniciativa e quem desejar que a cooperativa vá fazer a coleta, é só procurar a cooperativa ou a Secretaria do Meio Ambiente. A Prefeitura e a Braskem estão nos apoiando demais nesse projeto”, comemorou.

A Coopmar já vem atuando com coletas nos grandes geradores do município desde o ano passado. Além disso, passou a ser convidados por empresas de eventos para atuar em grandes festas e shows dentro e fora de Marechal Deodoro. Para quem desejar realizar a separação dos resíduos e contribuir com a CoopMar, basta ligar para a Cooperativa, pelo número 99174-2136; Ou na Secretaria do Meio Ambiente (Aline), pelo número 99127-7797.

Ser+ Realizador

Presente em todos os estados de atuação da Braskem, o programa tem como objetivo aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa, aliando a promoção de eficiência da cadeia produtiva da reciclagem à inclusão e desenvolvimento socioeconômico dos catadores. Por meio de investimentos em equipamentos e infraestrutura de unidades de triagem, capacitações e consultorias personalizadas, e o estímulo à atuação em rede, os catadores de materiais recicláveis apoiados têm conseguido incrementar sua produtividade e renda, indicadores acompanhados mensalmente pela Braskem. A iniciativa é reforçada por importantes parceiros e prefeituras municipais, influenciando em políticas públicas como o Todos Somos Porto Alegre, programa municipal de gestão de resíduos.

Cooperativa Mãos Verdes

A Cooperativa Mãos Verdes realiza projetos de gestão de resíduos municipais, coleta seletiva, inclusão socioeconômica de catadores e educação ambiental. Buscamos mudanças econômicas, técnicas e ambientais no mundo da reciclagem, ofertando a clientes e parceiros soluções aos diferentes desafios da gestão de resíduos municipais e inclusão de populações vulneráveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra