Série D 2026: parte dos clubes assina documento por ampliação de vagas; entenda

Publicado em 20/09/2025, às 13h11
- Lucas Figueiredo / CBF

TNH1

Apesar da Série D deste ano ainda estar na reta final, os bastidores das equipes que disputarão a competição em 2026 já estão agitados. Isso porque a proposta da CBF de ampliar o torneio para 96 clubes enfrenta divergências.

LEIA TAMBÉM

A situação teve uma atualização na última quinta-feira (18), quando parte dos times que caíram nos mata-matas nesta temporada e que não tem vaga garantida para o ano que vem se reuniu para demonstrar apoio à ampliação. A informação foi divulgada inicialmente pelo ge.

No encontro, dirigentes de clubes como Água Santa, Sampaio Corrêa, Manauara e São José-RS assinaram um documento (leia ao final da matéria) defendendo que a proposta da CBF atende a uma "necessidade do futebol brasileiro".

Segundo eles, a ampliação também daria mais oportunidades a atletas e profissionais ligados ao futebol.

Por outro lado, em uma reunião virtual anterior com os clubes já classificados, a maioria se manifestou contrária ao aumento. Eles argumentam que incluir mais participantes às vésperas da competição desvalorizaria o esforço feito ao longo da temporada. 

A PROPOSTA DA CBF

A ideia de aumentar o número de participantes na Série D, de 64 para 96 equipes, surgiu após discussões sobre uma possível Série E, que não avançou.

Com a proposta atual, cada federação teria uma vaga extra, e o acréscimo de 32 clubes resultaria em 156 equipes com calendário anual nas quatro divisões do futebol brasileiro.

Entenda como seria a proposta

DOCUMENTO ASSINADO PELOS CLUBES

ge

 

ge

 

ge

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

CRB encaminha contratação de defensor promessa de gigante do futebol brasileiro Messi no Newell's Old Boys? Dirigente do clube revela desejo de repatriar o craque argentino CRB tem dado alarmante contra adversários do G4 do Alagoano; entenda CSA: Fabrício Bigode analisa pênalti polêmico contra CSE e prevê 'final' no sábado