Seris quer imunizar mais de 6 mil servidores e reeducandos em Alagoas contra a gripe H1N1

Publicado em 27/04/2020, às 21h07
Janaína Marques / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) iniciou, neste mês de abril, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 no sistema prisional alagoano. A campanha tem como meta imunizar 6.627 pessoas, entre servidores e reeducandos recolhidos nas unidades prisionais da capital e do interior do estado. 

LEIA TAMBÉM

Segundo a gerente de Saúde da Seris, tenente Jackeline Leandro, a iniciativa veio para reforçar as medidas de saúde já adotadas pela secretaria no combate ao novo coronavírus. “A campanha de vacinação no sistema prisional é importantíssima não só para a pessoa que está sendo imunizada, especialmente o reeducando, em razão do confinamento, mas também para a população em geral. Em meio a essa pandemia, a prevenção contra síndromes gripais é essencial, já que evita a procura por hospitais, contribuindo também com o trabalho de prevenção ao coronavírus”, afirma a gerente. 

A campanha de imunização acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h, na sala de vacinação localizada no centro administrativo do complexo penitenciário de Maceió. Já os policiais penais vêm sendo vacinados nas próprias unidades prisionais. O mesmo acontece aos reeducandos, conforme cronograma específico elaborado pela Gerência de Saúde da Seris. 

O coordenador de enfermagem da Seris, Diogo Medeiros, por sua vez, destaca também o cuidado com a higiene, a fim de resguardar a saúde de reeducandos e profissionais envolvidos. “Estamos tomando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde durante o procedimento, como a lavagem correta das mãos e a disponibilização de álcool 70%. E o fato de não temos nenhum caso de Covid-19 no sistema prisional é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo”, salienta o coordenador. 

Técnica administrativa da Seris, Ana Paula da Silva é uma das servidoras já imunizadas. Ela reconhece a importância da campanha. “Ter a oportunidade de ser vacinada neste momento de pandemia é muito importante. Com a vacina, fico imunizada contra a gripe e protege não só a mim, mas também toda a minha família”, diz a servidora. 

A Seris conta com 27 profissionais de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuando na campanha que deve se estender até o dia 4 de maio, havendo, caso necessário, a possibilidade de prorrogação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar