Redação
A primeira vez que eu viajei à Ilha do Ferro foi pra entrevistar seu Fernando Rodrigues. Era um dia de domingo e para chegar ao destino, navegamos pelo Rio São Francisco até a casa do sertanejo que fabricava cadeiras aproveitando o design das árvores do mangue, com poemas e frases feitas à faca nos assentos. Nos idos 90 ele era um ilustre desconhecido, mas já admirado pela artista plástica Maria Amélia Vieira e pelo fotógrafo Celso Brandão. Muito simpático, quando me viu, ele logo disse: “Domingo é dia de festa, não posso perder, e já tem barco esperando ”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Começo minha resenha assim porque quem vai viajar até a Ilha do Ferro, de preferência deve programar de segunda a sábado, porque o povo deste local é de artistas, bordadeiras e verdadeiros anfitriões, mas que amam uma festa e não costumam perdê-las por nada.
Arquitetura da Ilha do Ferro, e o céu do Sertão alagoano
O povoado da cidade de Pão de Açúcar é simples, tem uma pousada, algumas casas de aluguel, e apenas uma bodequinha que vende cachaça, cerveja e o melhor quebra –queixo da região feito com esmero pelo Zé Bobô. E se o barco chegar da pesca, e se tiver (eu fiz isso), compre pitu fresquinho e outros peixinhos de água doce.
Melhor quebra-queixo da região é feito pelo Zé Bobô, tradição de 20 anos
Mas ir até a Ilha do Ferro é pra quem aprecia arte popular, os bordados Boa Noite, e, pode ter certeza, tem artista por todo o povoado para “fazer o que dá na telha” . Também é para contemplar a beleza do Rio São Francisco, a arquitetura, os barquinhos, e tem lugar para sentar na pracinha e vê a vida passar, calmamente.
A Ilha do Ferro ficou famosa graças ao seu maior artista, Fernando Rodrigues, que, no auge de seus 70 anos, criou mesas, cadeiras e bancos rústicos aproveitando as formas orgânicas de troncos e raízes, colhidos no próprio povoado. Ele tinha o hábito de desafiar os seus amigos a fazer bancos, e todos os que aceitaram a provocação do mestre viraram escultores de mão cheia.
Seu Fernando e suas criaturas e bancos saíram da Ilha do Ferro pelo Brasil a fora. E a Ilha do Ferro ficou famosa graças ao sertanejo
Já Aberaldo, também da Ilha do Ferro, fez sua própria carreira solo com seus pássaros e bonecos (pequenos e gigantes), igualmente aproveitando as formas naturais dos troncos.
Obra de arte de Aberaldo da Ilha do Ferro para Galeria de Arte pelo Brasil a fora
Então, além de mergulhar no Rio São Francisco, passear de barco, comer quebra queixo, siga o roteiro dos artistas da Ilha do Ferro:
Domingos Sálvio Rodrigo assina como D.S.R. Desempregado do canavial é um dos escultores mais novo e talentoso na Ilha
Bancos e aves ficam em exposição na casa de D.S.R
A pequena ave criação do Vandinho
Valmir, genro do seu Fernando, herdou o talento e cria bancos inusitados
Dona Morena, com mais de 90 anos borda Boa Noite, faz bonecas e uma contadora de história única
A onça e seu autor Faguinho
Galinha do seu Jailton
Zé Crente, e sua obra Gata Borralheira
O belo calango, do Eraldo
Atelier de taipa do André, em cima do morro, tem a mais bela visão da Ilha do Ferro
Os maravilhosos pitus fresquinho do Rio São Francisco
Peixe do peixe Cari (do Rio São Francisco) preparado pela família do Valmir
Peixe cari, tradição do Rio São Francisco
Bordado Boa Noite, uma tradição da Ilha do Ferro e sempre conta com o apoio do Sebrae
Os barquinhos e o Rio São Francisco
Rota Ilha do Ferro, Pão de Açúcar, Sertão alagoano
Distância entre Maceió e Pão de Açúcar (237,8 km) via AL-220
Para se hospedar na Ilha, a artista Maria Amélia Vieira aluga a casa. Mais informações 99982.5610
Quebra- queixo do Bobô – (82)3624.8018 (por encomenda)
Para almoçar agende com Gilvânia Texeira (esposa do Aberaldo). Ela faz ótima galinha guisada
Almoço agende com Gilvânia, tempero caseiro, ótima galinha guisada
Artesão André também faz passeio de barco – (82) 3624.8025
A artista plástica Maria Amélia, Aberaldo, Gilvânia e o artista plástico Dalton Costa
Detalhe da casa da Maria Amélia e a estrela marca registrada do artista plástico Dalton Costa
Decoração com arte da Ilha do Ferro
Pitus do Rio São Francisco no Cristo Redentor em Pão de Açúcar
LEIA MAIS