Gabriel Amorim
A edição 2025 do Rally dos Sertões promete desafiar os limites de pilotos e máquinas. Com um percurso de quase 3.500 quilômetros, passando por cinco estados, o grande destaque deste ano será a chegada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro - um marco para Alagoas.
A competição será realizada entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica. E a TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, levando ao público toda a emoção da maior prova off-road das Américas.
Nesta edição, o Sertões retoma o espírito "raiz" com terrenos desafiadores e exigência máxima de navegação.
ETAPA POR ETAPA: O PERCURSO COMPLETO DOS SERTÕES 2025
📍 26/07 - Goiânia (GO)
Prólogo / Super Prime
📍 27/07 - 1ª Etapa: Goiânia (GO) → Unaí (MG)
Deslocamento inicial: 26 km / especial cronometrada: 283 km / deslocamento final: 227 km — Total: 536 km
No primeiro dia, os competidores partem de Goiânia (GO) para Unaí (MG). Eles vão passar por pequenas estradas e ligações entre fazendas, com pistas estreitas, piso duro e muitas curvas.
📍 28/07 - 2ª Etapa: Unaí → Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km — Total: 416 km
A mais longa especial do Sertões 2025. O início é rápido, por estradas de fazenda e com passagem por serra.
Depois do abastecimento, o terreno passa a ser mais estreito, arenoso e com muitas curvas. Nos quilômetros finais, os caminhos se estreitam ainda mais entre pequenos sítios, com trechos de trial.
📍 29/07 - 3ª Etapa: Januária → Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km — Total: 434 km
Conhecida como a capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa é famosa pelas romarias e pelas grutas escavadas nas pedras. No rally, será palco de mais uma prova com forte exigência técnica.
O trecho cronometrado se inicia em piso arenoso e, depois, passa a ser mais duro, com muitas pedras. Na terceira parte, a estrada será complexa composta por muitas curvas.
📍 30/07 - 4ª Etapa (1º dia da etapa maratona): Bom Jesus da Lapa → Xique-Xique (BA)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF: 183 km — Total: 478 km
A primeira parte da especial será composta por estradas vicinais sinuosas até o km 78, quando terá uma subida em uma serra íngreme com piso duro de pedras. O percurso é técnico e, a partir do km 131, se inicia uma sequência de 10 km com trechos de trial.
O dia será fechado com caminhos estreitos e pedras. É preciso atenção para evitar o furo de pneus.
📍 31/07 - 5ª Etapa (2º dia da maratona): Xique-Xique → Petrolina (PE)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km — Total: 434 km
Os competidores cruzam a fronteira rumo a Pernambuco. O trecho começa em áreas arenosas, mas muda para piso de pedras após o abastecimento.
📍 01/08 - 6ª Etapa: Petrolina → Delmiro Gouveia (AL)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF: 183 km — Total: 478 km
Alagoas entra em cena! A primeira cidade alagoana a receber o rally será Delmiro Gouveia. O trecho é iniciado de forma leve, por pistas rápidas - porém sinuosas. A partir do km 80, o terreno muda para a piçarra e começa a aparecer travessias de riacho.
Depois do abastecimento, a pista será com piso de pedras soltas, em que as máquinas tendem a escorregar. Nos últimos 30 quilômetros, os competidores enfrentarão pista de areia pesada e um trecho de trial.
📍 02/08 - 7ª Etapa: Delmiro Gouveia → Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km — Total: 419 km
O rally segue, então, rumo ao litoral com uma das etapas mais aguardadas. Marechal Deodoro é cartão-postal de Alagoas, com a famosa Praia do Francês, que será palco da linha de chegada.
A especial avança por estradas vicinais que alternam entre piso de areia e piçarra. Será necessário trabalho reforçado de navegação, além de trechos de trial nos quilômetros finais
📍 03/08 - Etapa Final: Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km
O último dia! O trecho será composto de trechos de pura navegação, alternando trechos de fazendas, de mata e um bom trial. O diretor técnico do Sertões, Edgar Fabre, pediu atenção aos pilotos:
Pode-se perder o rally no último dia. É emoção e desafio até o último quilômetro dos Sertões", destacou.
A competição será realizada entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica. E a TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, levando ao público toda a emoção da maior prova off-road das Américas.
A cobertura será multiplataforma: TNH1, Rádio Pajuçara FM e as redes sociais do PSCOM também estarão mobilizados para levar ao público todas as informações e emoções da competição.
Fonte: Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões.
LEIA MAIS