Sertões Petrobras 2025 começa neste sábado; Edson Moura acompanha direto de Goiânia

Publicado em 26/07/2025, às 09h50
- Crédito: Edson Moura

Gabriel Amorim

A 33ª edição do Sertões Petrobras, o maior rally das Américas, começou neste sábado (26), em Goiânia (GO), com as disputas do Prólogo e do Super Prime. As primeiras provas definem a ordem de largada da competição, que este ano promete emoções inéditas com chegada em solo alagoano.

Ao longo de nove dias de disputa, os competidores percorrerão quase 3.500 quilômetros, cruzando cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e, finalmente, Alagoas.

E quem está acompanhando tudo de perto é o repórter Edson Moura, que desembarcou na capital goiana para mostrar os bastidores e tudo o que rola nos primeiros quilômetros dessa jornada que termina de forma inédita no estado - com cobertura da TV Pajuçara/RECORD, emissora oficial da chegada.

 

Crédito: Edson Moura
Crédito: Edson Moura
Crédito: Edson Moura

 

ETAPA POR ETAPA: O PERCURSO COMPLETO DOS SERTÕES 2025

📍 26/07 - Prólogo e Super Prime - Goiânia (GO)

 

📍 27/07 - 1ª Etapa: Goiânia (GO) → Unaí (MG)
Deslocamento inicial: 26 km / especial cronometrada: 283 km / deslocamento final: 227 km — Total: 536 km

Divulgação / Sertões

 

No primeiro dia, os competidores partem de Goiânia (GO) para Unaí (MG). Eles vão passar por pequenas estradas e ligações entre fazendas, com pistas estreitas, piso duro e muitas curvas.

 

📍 28/07 - 2ª Etapa: Unaí → Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km — Total: 416 km

Divulgação / Sertões

 

A mais longa especial do Sertões 2025. O início é rápido, por estradas de fazenda e com passagem por serra.

Depois do abastecimento, o terreno passa a ser mais estreito, arenoso e com muitas curvas. Nos quilômetros finais, os caminhos se estreitam ainda mais entre pequenos sítios, com trechos de trial.

 

📍 29/07 - 3ª Etapa: Januária → Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km — Total: 434 km

Divulgação / Sertões

 

Conhecida como a capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa é famosa pelas romarias e pelas grutas escavadas nas pedras. No rally, será palco de mais uma prova com forte exigência técnica.

O trecho cronometrado se inicia em piso arenoso e, depois, passa a ser mais duro, com muitas pedras. Na terceira parte, a estrada será complexa composta por muitas curvas.

 

📍 30/07 - 4ª Etapa (1º dia da etapa maratona): Bom Jesus da Lapa → Xique-Xique (BA)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF: 183 km — Total: 478 km

Divulgação / Sertões

 

A primeira parte da especial será composta por estradas vicinais sinuosas até o km 78, quando terá uma subida em uma serra íngreme com piso duro de pedras. O percurso é técnico e, a partir do km 131, se inicia uma sequência de 10 km com trechos de trial.

O dia será fechado com caminhos estreitos e pedras. É preciso atenção para evitar o furo de pneus.

 

📍 31/07 - 5ª Etapa (2º dia da maratona): Xique-Xique → Petrolina (PE)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km — Total: 434 km

Divulgação / Sertões

 

Os competidores cruzam a fronteira rumo a Pernambuco. O trecho começa em áreas arenosas, mas muda para piso de pedras após o abastecimento.

 

📍 01/08 - 6ª Etapa: Petrolina → Delmiro Gouveia (AL)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF: 183 km — Total: 478 km

Divulgação / Sertões

 

Alagoas entra em cena! A primeira cidade alagoana a receber o rally será Delmiro Gouveia. O trecho é iniciado de forma leve, por pistas rápidas - porém sinuosas. A partir do km 80, o terreno muda para a piçarra e começa a aparecer travessias de riacho.

Depois do abastecimento, a pista será com piso de pedras soltas, em que as máquinas tendem a escorregar. Nos últimos 30 quilômetros, os competidores enfrentarão pista de areia pesada e um trecho de trial.

 

📍 02/08 - 7ª Etapa: Delmiro Gouveia → Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km — Total: 419 km

Divulgação / Sertões

 

O rally segue, então, rumo ao litoral com uma das etapas mais aguardadas. Marechal Deodoro é cartão-postal de Alagoas, com a famosa Praia do Francês, que será palco da linha de chegada.

A especial avança por estradas vicinais que alternam entre piso de areia e piçarra. Será necessário trabalho reforçado de navegação, além de trechos de trial nos quilômetros finais

 

📍 03/08 - Etapa Final: Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

Divulgação / Sertões

 

O último dia! O trecho será composto de trechos de pura navegação, alternando trechos de fazendas, de mata e um bom trial. O diretor técnico do Sertões, Edgar Fabre, pediu atenção aos pilotos:

Pode-se perder o rally no último dia. É emoção e desafio até o último quilômetro dos Sertões", destacou.

 

A competição será realizada entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica. E a TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, levando ao público toda a emoção da maior prova off-road das Américas.

A cobertura será multiplataforma: TNH1, Rádio Pajuçara FM e as redes sociais do PSCOM também estarão mobilizados para levar ao público todas as informações e emoções da competição.

Fonte: Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente