Sesau inicia distribuição de larvicida para combater Aedes aegypti

Publicado em 25/11/2015, às 20h25
-

Redação

Produto é destinado ao combate do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika vírus e febre do Chikungunya (Crédito: Ilustração)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, na terça-feira (24), a distribuição de uma tonelada do larvicida Sumlarv para os 102 municípios alagoanos. Adquirido e distribuído pelo Ministério da Saúde (MS), o produto é destinado ao combate do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika vírus e febre do Chikungunya.

Há três meses o Ministério da Saúde havia paralisado o envio do larvicida para Alagoas, devido a um problema na aquisição do produto, que é comprado fora do Brasil. Os municípios da I Macrorregião de Saúde estão recebendo 300 kg do larvicida e os da II Macrorregião estão sendo contemplados com 600 kg.

O percentual, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, é 60% inferior à quantidade distribuída normalmente. No entanto, o Ministério da Saúde enviou a Alagoas um montante 67% inferior o encaminhado frequentemente, com a promessa de regularizar o repasse até o final do mês.

“A distribuição já foi iniciada e todos os municípios serão contemplados, mas a sua utilização deve ser criteriosa, destinando-se especialmente aos reservatórios que não podem ser eliminados. Enfatizamos, no entanto, que o larvicida não pode ser encarado como a estratégia mais eficaz para matar o mosquito Aedes aegypti”, explica Cristina Rocha.

Ainda de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, “o trabalho deve ser realizado de forma conjunta, onde a população deve trabalhar para eliminar os criadouros do mosquito de suas residências, mantendo tampados os reservatórios de água”, salientou.



Fonte: Ascom Sesau


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer