Sesau orienta alagoanos sobre prevenção da caxumba

Publicado em 08/07/2019, às 20h17
Carla Cleto/Ascom Sesau -

Assessoria

A vacina tríplice viral é a principal arma contra a caxumba, doença contagiosa conhecida popularmente como papeira. Caracterizada pelo aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, a enfermidade faz o rosto inchar e pode provocar sequelas graves, como esterilidade, surdez e, em casos raros, o óbito.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Claudeane Nascimento, a infecção é causada por um vírus da família dos Paramyxovirus. O vírus, ainda segundo a assessora, é transmitido pelo ar com o contato por pessoas infectadas e considerado altamente contagiosa.

“A vacina tríplice viral, além de ser a principal arma contra a caxumba, previne também sobre sarampo e rubéola”, explica a assessora do PNI, lembrando que, para a imunização nos postos do SUS, são necessárias duas doses. “A primeira com um ano de idade e a segunda quando a criança tiver entre um ano e três meses a dois anos”.

Já as pessoas entre 20 a 49 anos que ainda não tenham sido vacinadas, devem tomar uma dose. A vacina é contraindicada apenas para gestantes, pessoas que estão realizando quimioterapia e transplantados de medula óssea que realizaram o procedimento há menos de dois anos.

O diagnóstico da caxumba é feito de forma clínica, sem necessidade de exames laboratoriais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF).

“O tratamento ocorre amenizando os sintomas, pois não existe uma droga específica para o problema. Apesar da evolução para quadros mais severos da doença ser raro, é importante que todas as pessoas sejam imunizadas e procurem atendimento médico assim que os primeiros sintomas forem observados”, reforçou Claudeane Nascimento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados