Sesau realiza capacitação sobre nova edição da Caderneta do Idoso

Publicado em 10/06/2016, às 22h01

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de sua Supervisão da Saúde do Idoso, realizou, nesta sexta-feira (10), uma capacitação sobre a nova edição da caderneta do idoso. O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro do Pinheiro, em Maceió e contou com a participação de representantes das unidades de saúde que atendem aos idosos das cidades de Maceió, Maragogi, Cacimbinhas e Olho D´água Grande.  

LEIA TAMBÉM

Idealizado pelo Ministério da Saúde, ela é voltado para a população com mais de 60 anos e é distribuída pelos profissionais de saúde que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSF) e postos de saúde. De acordo com a técnica responsável pela Supervisão da Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, a caderneta facilita o acompanhamento da saúde do idoso e contém informações importantes como alergias, histórico de cirurgias e medicações em uso.

“O idoso deve sempre portar a caderneta. Lá existem informações essenciais para as equipes de saúde realizem um atendimento adequado em casos clínicos ou acidentes”, destacou Elizabeth Toledo. Ainda de acordo com a técnica da Supervisão da Saúde do Idoso, a caderneta inclui, ainda, dados básicos de identificação da pessoa, entre eles nome e endereço. Também informa como a caderneta é conhecida na comunidade onde vive, número do documento de identidade e tipo sanguíneo.  

Como parte da programação foi realizada uma apresentação da representante do Ministério da Saúde, Mariana Silva, que falou para os presentes sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Durante a capacitação, foi realizada uma apresentação da caderneta e apresentado o panorama da saúde da pessoa idosa em Alagoas, ministradas por Elisabeth Toledo e por Denise Maya, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer