Eberth Lins
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou nesta sexta-feira (20) que as cirurgias eletivas marcadas pela Rede Estadual serão suspensas.
LEIA TAMBÉM
A decisão, segundo o gestor, é parte das medidas adotadas pelo Gabinete de Crises do Governo para o enfrentamento da proliferação do coronavírus (Covid-19) em Alagoas, que já registra seis casos confirmados e 53 em investigação, conforme boletim divulgado nesta tarde via rede social.
De acordo com o secretário, a orientação é para que pacientes com cirurgias marcadas nos próximos dias procurem as unidades de saúde para colher mais informações.
"Esta é uma decisão já adotada por outros estados para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e não poderia ser diferente em Alagoas. Muito provavelmente, até a próxima semana, 100% das cirurgias eletivas serão suspensa, a exemplo das cirurgias no Hospital da Mulher", disse Ayres.
O TNH1 entrou em contato com a Sesau, que confirmou que todos os procedimentos dos mutirões de cirurgias estão suspensos. Sobre prioridades para remarcações e previsão para o retorno dos procedimentos na Rede Estadual, só serão informados posteriormente. Ainda de acordo com a Sesau, a suspensão de cirurgias eletivas em hospitais particulares ficará a cargo de cada rede.
A suspensão de cirurgias eletivas, isto é, as que não são emergenciais, a exemplo de correção de varizes e procedimentos estéticos, é uma recomendação também da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
LEIA MAIS