Sesau suspende cirurgias eletivas para evitar infecções por coronavírus

Publicado em 20/03/2020, às 18h04
Foto: Reprodução / Rede Social -

Eberth Lins

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou nesta sexta-feira (20) que as cirurgias eletivas marcadas pela Rede Estadual serão suspensas. 

LEIA TAMBÉM

A decisão, segundo o gestor, é parte das medidas adotadas pelo Gabinete de Crises do Governo para o enfrentamento da proliferação do coronavírus (Covid-19) em Alagoas, que já registra seis casos confirmados e 53 em investigação, conforme boletim divulgado nesta tarde via rede social. 

De acordo com o secretário, a orientação é para que pacientes com cirurgias marcadas nos próximos dias procurem as unidades de saúde para colher mais informações. 

"Esta é uma decisão já adotada por outros estados para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e não poderia ser diferente em Alagoas. Muito provavelmente, até a próxima semana, 100% das cirurgias eletivas serão suspensa, a exemplo das cirurgias no Hospital da Mulher", disse Ayres.

O TNH1 entrou em contato com a Sesau, que confirmou que todos os procedimentos dos mutirões de cirurgias estão suspensos. Sobre prioridades para remarcações e previsão para o retorno dos procedimentos na Rede Estadual, só serão informados posteriormente. Ainda de acordo com a Sesau, a suspensão de cirurgias eletivas em hospitais particulares ficará a cargo de cada rede. 

A suspensão de cirurgias eletivas, isto é, as que não são emergenciais, a exemplo de correção de varizes e procedimentos estéticos, é uma recomendação também da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas