Sesau visita escolas para falar sobre violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 04/05/2019, às 20h27
Sesau / Carla Cleto -

Assessoria Sesau

Dentro da programação do Maio Laranja, mês alusivo ao enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover ações de promoção e orientação para os estudantes alagoanos. Para isso, a partir desta segunda-feira (6), unidades de ensino da capital serão visitadas por técnicos da Rede Estadual de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), onde serão desenvolvidas atividades educativas para o público infantojuvenil, bem como, repassadas instruções para os educadores.

A primeira escola a receber a ação educativa será a Professor Mário Broad, na Jatiúca. As atividades serão iniciadas às 9 horas, com uma palestra para os alunos e distribuição de folders, que irão orientar como agir em casos de abuso sexual. Na terça-feira (7), às 9h, será a vez da Escola Estadual Adeilza Maria Oliveira, na Chã da Jaqueira; na quarta-feira (8), às 9h e às 14h, as ações serão promovidas na Escola Estadual Professora Miriam Marroquim, no Jacintinho. Na quinta-feira (9), às 9h, as atividades irão ocorrer na Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho e, na sexta-feira (10), também às 9h, a Escola Estadual Doutor Fernandes Lima, no São Jorge, será palco da iniciativa educativa.

Ainda durante o, haverá a apresentação de vídeos educativos sobre a prevenção de abuso sexual direcionado a cada faixa etária e atividades lúdicas. “Vamos levar alguns kits com ilustrações e frases contra o abuso e a exploração sexual, que serão distribuídos nas unidades de ensino. Numa linguagem simples, também disponibilizaremos audiovisuais, que vão chamar a atenção dos alunos para a autopercepção, autoestima e segurança em relação ao corpo”, destacou Andrea Teodozio, enfermeira da RAVVS.

“Como a maioria dos casos de violência sexual atendidos na Rede são com crianças e adolescentes, nosso objetivo é irmos até essas escolas para gerar uma discussão entre os alunos, levando-os a entender sobre a violência sexual e preparando-os para que estejam mais atentos sobre o assunto. Será uma oportunidade também para que os alunos conversem com os professores, para que, caso o estudante sinta-se confortável em dialogar com ele, o docente identifique a situação e ligue imediatamente para a RAVVS ou para o Conselho Tutelar”, disse a enfermeira.

Essas ações vão se estender durante todo o mês de maio, quando acontece a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. Na oportunidade, haverá uma ação educativa no Terminal Rodoviário de Maceió João Paulo II, no bairro Feitosa, onde serão ofertados diversos serviços à população, como teste rápido de HIV e de glicemia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas