Sete de Setembro em SP terá Grito dos Excluídos e desfile; confira programação

Publicado em 06/09/2019, às 23h53
-

FolhaPress

No primeiro Sete de Setembro do governo Jair Bolsonaro (PSL), setores de oposição que organizam o Grito dos Excluídos esperam uma mobilização maior, com cerca de 10 mil pessoas a partir das 9h deste sábado (7).

LEIA TAMBÉM

A 25ª edição da manifestação, tradicional no feriado da Independência do Brasil, reúne movimentos populares, movimento estudantil e sindical, feministas, ambientalistas, pastorais religiosas e partidos de esquerda.

Enquanto Bolsonaro gastará 15% mais do que no ano passado com a parada militar em Brasília, mesmo com o cenário de cortes no orçamento federal, os oposicionistas pretendem incorporar às pautas da manifestação polêmicas recentes do governo, como as queimadas na Amazônia e o corte de gastos na Educação.

"Vai ser um grito com esse componente de fazer uma grande contraposição a essa comemoração oficial do governo Bolsonaro", diz Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), que organiza o ato. 

Um levantamento da CMP aponta que o Grito dos Excluídos ocorrerá, neste ano, em 132 cidades, de todas as regiões do país, um recorde, segundo a entidade. 

Em São Paulo, o Grito dos Excluídos se concentra a partir das 9h, na praça Oswaldo Cruz, na av. Paulista, e caminha até o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera. A caminhada, que passa pela av. Brigadeiro Luís Antônio, começa às 11h. 

Também em São Paulo, haverá o tradicional Desfile Cívico e Militar, realizado no Sambódromo do Anhembi desde 1997, a partir das 9h30.

Organizado pela Prefeitura de São Paulo, o evento é gratuito e as entradas serão abertas às 7h. A revista às tropas, feita pelo governador do estado, João Doria (PSDB), às 9h, antecede o desfile. O pedido de Bolsonaro para que as pessoas saiam às ruas de verde e amarelo neste Sete de Setembro desencadeou em setores da esquerda e políticos de oposição a ideia de usar preto em protesto ao governo. 

O ex-presidente Fernando Collor, em 1992, conclamou "todo o Brasil" a ir às ruas usando as cores da bandeira nacional. O pedido teve o efeito oposto: em diferentes cidades, as pessoas saíram de preto, numa mobilização popular que reforçou o movimento pelo impeachment do então presidente.

Bonfim disse esperar pessoas de preto na manifestação, mas afirma que não há orientação para que todos sigam isso. "A nossa linha é que vamos levar todas as nossas cores: verde, amarelo, vermelho, azul, o que representa diversidade. Nós não vamos entrar nessa paranoia de dividir o Brasil. Não vamos negar nossa bandeira", disse. 

"Muitos vão utilizar essa oportunidade para fazer um contraponto ao governo Bolsonaro [usando preto]. O que nós estaremos levando para avenida, mais do que a polarização entre as cores, é a denúncia da questão da Amazônia, de corte de recursos na área da habitação e educação, o desemprego, a exclusão e a desigualdade social."

Participam do Grito dos Excluídos as seguintes entidades: CMP, UNE, UEE, Marcha Mundial das Mulheres, UMM, FLM, CUT, Fenet, CTB, MST, MAB, Levante Popular da Juventude, Ceprocig, UMPS, Estrela Guia, Unidade Popular, Ubes, Umes, UJS, Conen, Cedeca-Interlagos, Centro Oscar Romero, Sasp, Sintaema, Apeoesp e Metroviários.

Já o desfile no Anhembi deve ter a participação de 7.200 pessoas, entre alunos da rede pública, integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil. Também desfilarão cães de guerra, viaturas, cavalaria e dois aviões da FAB. O desfile se encerra às 11h45. 

Os portões ao público serão abertos às 7h e serão fechados quando o sambódromo atingir a capacidade de 30 mil pessoas. Haverá revista e não será permitido levar objetos cortantes, bandeiras e faixas ofensivas. O trânsito no local também será bloqueado.

Grito dos Excluídos
Sábado (7), às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, na av. Paulista
Organizado por movimentos populares e pastorais da Igreja Católica contra a desigualdade social

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro
Sábado (7), às 9h30 (entrada às 7h), no Sambódromo do Anhembi
Desfile de civis e militares organizado pela Prefeitura de São Paulo; tem entrada grátis

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital