Seu esmalte em gel é seguro? Confira se tem compostos proibidos pela Anvisa

Publicado em 03/11/2025, às 22h12
- Freepik

Folhapress

Ler resumo da notícia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na quarta-feira (29) passada uma nova resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes: o TPO ou óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina).

LEIA TAMBÉM

Esses ingredientes podem estar presentes em produtos usados para fazer unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED. Estudos realizados pela Anvisa mostraram que eles podem causar câncer ou problemas de fertilidade.

Daniela Marreco, diretora da agência, diz que não há motivo para pânico, já que os testes foram realizados com animais sob exposição contínua, diferente do uso pontual de quem coloca unhas de gel. Profissionais de beleza, que aplicam diariamente, correm mais riscos e devem verificar se os produtos que usam são seguros.

As empresas e estabelecimentos têm 90 dias para parar de vender ou utilizar os produtos que já estão no mercado. A Anvisa diz que as duas substâncias podem ser facilmente substituídas pela indústria, sem prejuízo à qualidade dos cosméticos.

Como identificar as substâncias proibidas

Para verificar se o produto contém uma das substâncias proibidas, é necessário observar o rótulo ou a lista de ingredientes. As substâncias podem aparecer com diferentes nomes nas embalagens.

TPO (CAS nº 75980-60-8)

DMPT ou DTMA (CAS nº 99-97-8)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório