João Victor Souza
Mais um pinguim foi encontrado encalhado na costa alagoana em 2025. O animal estava morto na faixa de areia de uma praia no município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte, na manhã desta quarta-feira (03). O Instituto Biota de Conservação foi acionado.
LEIA TAMBÉM
Segundo o órgão, o pinguim foi o sexto animal da mesma espécie flagrado em praias de Alagoas nesta temporada. Cinco estavam mortos e apenas um vivo.
O Biota destacou que dois animais foram vistos em Maragogi (Xaréu e Ponta de Mangue), dois em Roteiro (um vivo e um morto), um em Maceió, e este último na Barra de Santo Antônio (confira vídeo abaixo):
A equipe do Biota trabalhou para a remoção da ave da areia e realizou os procedimentos cabíveis com a situação.
"Ainda estamos no período de migração dessas aves, então pode ser comum ainda registro de outras aves como essa no nosso litoral. Também estamos na emergência viária, então é por isso que recomendamos à população não ter nenhum tipo de interação com qualquer ave que vocês encontrem encalhada no nosso litoral, seja viva ou seja morta. Antes de qualquer atitude, nos liguem para que nossa equipe possa passar as orientações e com isso discutir com um grupo de emergência que existe aqui no estado qual será a atitude a ser tomada", disse o diretor-presidente do órgão, Bruno Stefanis.
"Existe um organograma de atendimento a essas aves para que a gente possa dar essa resposta à sociedade, se for o caso salvar um animal ou se o animal estiver morto, dar o destino adequado a esses animais. Dos seis indivíduos que encalharam nossa editorial, cinco já estavam mortos, acrescentou Stefanis.
Pinguim vivo está na Paraíba
O único pinguim vivo encontrado encalhado em Alagoas se encontra no Aquário em João Pessoa, onde está em processo de reabilitação.
"Hoje, tivemos informações que o animal está super bem, ganhou quase um quilo de peso desde sua entrada lá no aquário, está em franco processo de recuperação. Em breve, segundo informações dos biólogos e veterinários, ele estará apto a ser solto. Então, essa é uma notícia que muito nos alegra de ver que nosso trabalho feito aqui na ponta tem um resultado positivo", destacou.
"A gente vai conseguir reintroduzir um animal que foi resgatado aqui em nosso litoral. Então, agradecemos a toda a população que nos informa sobre os encalhes desses animais e, mais uma vez, reforçamos: não interaja com os animais, pois o animal pode estar contaminado e isso ser um grande problema para nossos criatórios comerciais", complementou.
LEIA MAIS