Simulação mostra áreas em AL que podem ser atingidas em caso de rompimento de barragem

Publicado em 05/04/2020, às 19h17
Divulgação -

Ascom Semarh

O risco de rompimento da barragem localizada em Águas Belas, Pernambuco, segue em vigor. Diante disso, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgou neste domingo (5), mapas dos municípios alagoanos com uma simulação de inundação, caso a barragem se rompa.

A Superintendência de Recursos Hídricos da Semarh (SRH) utilizou como base o mapa com a provável mancha de inundação em caso de rompimento da SRH de Pernambuco para fazer o recorte dos municípios alagoanos. Essas informações são importantes para que a Defesa Civil do Estado e dos municípios possam aperfeiçoar o trabalho de evacuação dos povoados ribeirinhos nos municípios de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha, caso haja necessidade.

LEIA TAMBÉM

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

No último sábado (4), técnicos da Semarh e membros da Defesa Civil do Estado de Alagoas, de Pernambuco, vistoriaram a barragem. “Observamos erosões e fissuras na estrutura da barragem e de fato a situação é crítica e a há um sério risco de rompimento”, alertou o Superintendente da SRH de Alagoas, Pedro Lucas.

A Semarh, a Defesa Civil Estadual e os órgãos de proteção oficial do Estado seguem monitorando a situação da barragem em Pernambuco, em tempo real, para em caso de rompimento todas as medidas necessárias sejam tomadas de forma antecipada.

Ainda na última semana, a Semarh realizou um levantamento topográfico com informações da última cheia que aconteceu no dia 30 de março, em Santana de Ipanema, para a elaboração de um mapa de inundação. O intuito é indicar aos municípios e órgãos competentes áreas que não devem ser ocupadas, para evitar novas cheias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas