Deisy Nascimento
Para quem tem bichinhos de estimação é importante sempre observar seus comportamentos diariamente. A intenção é conhecer como ele age diante de diversas situações, principalmente se por algum motivo ele está tendo crises alérgicas que podem desencadear algo mais grave, como vermelhidão, se morder com frequência ou a pele ferida, por exemplo.
LEIA TAMBÉM
Vários podem ser os motivos deles apresentarem comportamentos diferentes dos habituais, seja pela alimentação, produto de limpeza ou estresse.
Conversei com a médica veterinária Dilane Costa (CRMV/AL-01462) e ela disse que a alergia em cães e gatos pode se manifestar de várias formas e, muitas vezes, passa despercebida pelos tutores. “Alguns sinais de alerta incluem: lamber ou morder as patinhas com frequência, esfregar o rosto em objetos ou no chão, apresentar o queixo avermelhado, orelhas vermelhas, falhas no pelo e até arrastar o bumbum no chão em busca de alívio”, pontuou.
Costa complementou que nem sempre a alergia aparece só na pele: alguns pets podem ter diarreia, vômito, gases, otites recorrentes e até mudanças no comportamento, como irritação e inquietação.
Segundo a profissional, se o seu pet demonstra esses comportamentos, é importante procurar um médico veterinário, de preferência um dermatologista ou alergologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
LEIA MAIS