Sinal do tempos: Miss América extingue o desfile de biquíni

Publicado em 05/06/2018, às 15h37

Redação



O concurso de beleza Miss América anunciou nesta terça-feira que a prova do desfile de biquíni não fará mais parte da competição. “Nós não chamaremos mais de concurso e sim de competição. Não vamos mais julgar as nossas candidatas pela aparência física. Isso é algo grande”, afirmou a presidente da organização, Gretchen Carlson, durante o programa de televisão americano Good Morning America, exibido nesta terça-feira.

O desfile em roupas de banho acontece desde 1921, o primeiro ano do concurso de beleza, que premia as suas vencedoras com bolsas de estudo. “Nós estamos tirando a roupa de banho e indo para uma nova era”, diz um anúncio na conta oficial da competição no Twitter, acompanhado pela hashtag “byebyebikini” (adeus, biquíni, em tradução livre).

“Não vamos julgar mais a roupa, não importa o que elas usem. É o que sairá da boca delas que importa, quando falarem sobre os suas ações sociais”, complementou Gretchen. “As pessoas realmente estão interessadas na parte de talentos da competição. Esse é um novo começo. Estamos evoluindo junto com essa revolução cultural. Agora, nós somos abertos, inclusivos e transparentes.”

A nova decisão acompanha as mudanças da competição para se adequar ao movimento #MeToo, que tem levado diversas mulheres de Hollywood a falar sobre casos de assédio e abuso sexual, além da desigualdade de gênero dentro do ambiente de trabalho.

Em janeiro deste ano, foi anunciado que a apresentadora americana e miss América de 1989, Gretchen Carlson, presidiria a organização. Ela passou a ser uma grande voz na luta pelos direitos da mulher nos Estados Unidos, depois de denunciar casos de assédio contra o CEO da Fox News Roger Ailes, canal onde trabalhou entre 2005 e 2016.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto