Sinfeagro alerta para cuidados na compra de produtos consumidos na ceia de Natal

Publicado em 23/12/2021, às 15h16
Ascom Sinfeagro -

Ascom Sinfeagro

Pensando na segurança alimentar da população alagoana, o Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas, entidade que representa os servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), alerta para os cuidados ao comprar os típicos produtos consumidos na tradicional ceia de Natal. 

LEIA TAMBÉM

Todos os produtos de origem animal e vegetal precisam estar de acordo com a regulamentação, antes de serem preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito. A garantia dessa qualidade é atestada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), certificação que garante que o produto possui controle, fiscalização e inspeção feitos pela Adeal.

O médico veterinário e fiscal agropecuário do SIE da Adeal, Otto Cabral Portela, destaca que o registro de um produto não significa segurança para o consumidor de que ele está adquirindo um produto de acordo com as normas e exigências sanitárias. 

Segundo ele, a segurança alimentar é importante e de necessária atenção em todas as refeições. “Principalmente quando manipulamos e processamos diversos alimentos e em volume maior que o normal, afinal quem nunca aproveitou sobras das ceias de natal e ano novo pelos dias se segue a estas comemorações”, questionou. “Atire a primeira pedra quem nunca comeu uma salada diversa, um salpicão, aquele bacalhauzinho ou ainda cortes e aquela farofinha do tender ou do peru em dias seguintes às ceias do Natal e Ano Novo”, disse.

Os alimentos não produzidos dentro de condições mínimas de higiene podem conter bactérias ou outros microorganismos, que podem prejudicar a saúde da população. “Quanto mais processado ou manipulado for o prato maior é o risco sanitário de quem irá consumir e maior deverá ser o cuidado para quem irá preparar”, explica Otto, ressaltando que a recomendação da Adeal é a de que o consumidor verifique no rótulo todas as condições que estão sendo oferecidas, como: quem fabricou, data de fabricação, prazo de validade, lote, informações nutricionais e todas as informações inerentes ao produto, para que assim possa ter a garantia de estar consumindo um produto seguro e inspecionado pelos órgãos oficiais.

“Para que o consumidor tenha garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, deve conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem, como o Serviço de Inspeção Municipal [SIM], Serviço de Inspeção Estadual [SIE] da Adeal, o Serviço de Inspeção Federal [SIF] e o Sistema Brasileiro de Inspeção [Sisbi]”, concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer