Site da Prefeitura de Maceió é alvo de ataque hacker

Publicado em 17/04/2020, às 09h03
-

Redação TNH1

O site da Prefeitura de Maceió foi alvo de um ataque hacker nessa quinta-feira, 16. Quem tentou acessar o portal durante a noite de ontem pode ter se deparado com uma tela preta e com a mensagem de que o servidor havia sido "tomado" pelo invasor.

LEIA TAMBÉM

O hacker identificado como D4RKR0N também deixou outros avisos como "A segurança na internet é uma ilusão; você não está seguro" e "A firma do underground não para!!!". Na parte de cima da página, ele deixou um "salve" para supostos amigos. 

Em nota, a Prefeitura de Maceió informou que na última semana o site institucional apresentou instabilidades e passa por manutenção para melhorar a qualidade e a segurança do canal.

"Ao acessar o endereço www.maceio.al.gov.br, a partir da manhã desta sexta-feira (17), o acesso é direcionado à página de serviços online a fim de manter a prestação dos serviços essenciais à população. O site será reabilitado ao final das adequações, o que deverá ocorrer o mais rápido possível", consta num trecho do comunicado.

Ataque às vésperas do Natal

Em 24 de dezembro de 2018, o mesmo portal foi afetado por hackers e uma das páginas do site foi alterada. Nela foi possível constatar uma mensagem em inglês, “PRdV Team Was Here! Hacked by Malokin_” (traduzido, Time PRdV esteve aqui! Hackeado por Malokin_).

No Twitter, um usuário que utilizava o nome de @MalokinSecurity e se identificava como estudante de Segurança da Informação em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, supostamente assumiu a autoria do hack. "Feliz Natal aos Ademir da Prefeitura de @PrefMaceio x)", mostrava o post.

Outros casos

No ano passado, invasores afetaram diversos sites ligados a órgãos públicos de estados e municípios brasileiros. Foram os casos dos portais oficiais de Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal, que em maio, junho e setembro de 2019, respectivamente, foram hackeados. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês