Site da Receita apresenta instabilidade e contribuintes reclamam nas redes

Publicado em 01/04/2025, às 11h05
- Arquivo/Agência Brasil

UOL

Inúmeros contribuintes reclamam da indisponibilidade para declarar o Imposto de Renda 2025 virtualmente. A promessa da Receita Federal era de que os sistemas para o preenchimento e transmissão do documento por celulares, tablets e pelo Meu Imposto de Renda seriam abertos hoje.

LEIA TAMBÉM

Os contribuintes reclamam de indisponibilidade dos sistemas. As críticas nas redes sociais envolvem a impossibilidade de iniciar o acerto de contas com o Leão, apesar da promessa de que os ambientes estariam disponíveis a partir de hoje, junto com os dados completos da declaração pré-preenchida.

A Receita Federal trollou geral nesse 1º de abril com o Imposto de Renda! 😂 Quem mais caiu nessa e já estava pronto pra declarar?

Curta e compartilhe se você também foi enganado! 😉 https://t.co/7pSozSbYo5

— 𝘾𝙖𝙫𝙖𝙡𝙝𝙚𝙞𝙧𝙤 𝙑𝙞𝙡𝙡𝙖𝙧 (@cavalheirovilla) April 1, 2025

vocês não entenderam que era mentira da receita federal que a declaração do imposto de renda pré preenchida estaria disponível hoje no dia 1°? 🤡

— carolina do norte 🏹 (@Carollinamar) April 1, 2025

nem 10 da manhã e a desgraça do site da receita federal ja estragou meu dia pqp qual a dificuldade do governo contratar a porra de um servidor que funcione toda hora dando erro na porra da declaração de imposto de renda

— ¥UK1Ø (@mestreyukio) April 1, 2025

A declaração deveria estar disponível pelos canais virtuais. Nas primeiras duas semanas desde o início das entregas, os documentos só podiam ser preenchidos e transmitidos pelo programa do Fisco para computadores com os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS.

Restam 59 dias para entrega da declaração sem multa. O prazo, que já era três dias menor para todos os contribuintes em relação ao ano passado, é ainda mais curto para quem deseja utilizar o ambiente virtual. Estão autorizados os preenchimentos pelo site do Fisco e também em tablets e smartphones com auxílio do aplicativo "Receita Federal".

O atraso foi ocasionado por indisponibilidade de dados. A Receita afirma que estavam ainda ausentes do sistema as informações a respeito de contribuições de previdência privada; saldos de contas bancárias no Brasil e no exterior, investimentos, aquisição de imóveis e doações efetuadas no ano passado.

O fisco minimizou os impactos do atraso para os contribuintes. Em entrevista coletiva, o supervisor regional do Imposto de Renda de São Paulo, Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior, negou que a impossibilidade de realizar as declarações online altere o fluxo da declaração. "Os 60 dias, que vão de 1º de abril até 30 de maio, vão ser mais do que suficiente", disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dois novos impostos vão aparecer na nota fiscal em 2026; entenda Brasileiros ainda têm uma “bolada” para receber do Banco Central INSS suspende novos créditos consignados de banco por graves irregularidades Mais de 8,6 milhões deixam pobreza; Brasil tem melhor nível desde 2012