Site neonazista volta a funcionar e é derrubado de novo

Publicado em 25/08/2017, às 20h53

Redação

Durou pouco a ressurreição do Daily Stormer, site neonazista que ganhou atenção após os protestos supremacistas brancos em Charlottesville, há algumas semanas. O veículo voltou a funcionar nesta quinta-feira (24), com endereço diferente e nome inédito, agora atendendo por Punished Stormer, mas sua nova vida durou apenas algumas horas.

LEIA TAMBÉM

Com a divulgação de que a página estava de volta ao ar, o grupo hacktivista Anonymous iniciou um forte ataque de negação de serviço contra o Daily Stormer. O site, agora, estava hospedado e registrado junto à americana Dreamhost, com o golpe levando a intermitências e estabilidades também em outros serviços que compartilhavam o mesmo servidor.

Toda a “ação”, se é que podemos chamar assim, levou cerca de duas horas. Foi esse o tempo que o novo Daily Stormer conseguiu permanecer no ar antes que os ataques de negação de serviço o derrubassem. Em atos desse tipo, hackers utilizam uma gigantesca rede de computadores - muitos deles zumbis e controlados à distância, sem a anuência de seus usuários originais - para sobrecarregar um servidor com solicitações, fazendo com que ele caia, levando junto o serviço que se deseja ver fora do ar.

Mesmo depois do fim da onda de ataques, entretanto, o site não voltou ao ar, o que pode indicar uma ação por parte da empresa de hospedagem. A Dreamhost não se pronunciou sobre o assunto, e, inclusive, vem sendo criticada por ser a casa de outros veículos que também propagam o ódio contra minorias.

O Daily Stormer foi retirado do ar há algumas semanas pela GoDaddy, empresa usada para hospedagem e domínio pelos neonazistas há anos. Os supremacistas perderam o acesso à URL original do site, se vendo obrigados a buscarem alternativas, que, agora, parecem também não funcionar devido ao intenso escrutínio de hacktivistas. Desde então, ele vem funcionando apenas por meio da Deep Web.

O Anonymous disse que vai continuar vigilante, ameaçando novos ataques caso os responsáveis pelo site resolvam colocá-lo no ar novamente. O grupo, por outro lado, não disse se continuará a atacar infraestruturas que estejam hospedando outros veículos de discurso de ódio, como fez com o Dreamhost neste breve retorno do Daily Stormer.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes