Redação
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que está monitorando e investigando a morte, nesta quinta-feira, 8, de um bebê de três meses que teria sido provocada pelo vírus Influenza. O bebê estaria internado em um hospital particular da capital.
LEIA TAMBÉM
Por meio de nota, a SMS informou que a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), por meio da Vigilância Epidemiológica (CVE) do município tomará as medidas cabíveis e que todas as pessoas da família residentes no mesmo imóvel serão monitorados por 48h, com relação ao aparecimento de sintomas da gripe.
O TNH1 também apurou que há outro caso de suspeito que está sob monitoramento da SMS. Trata-se de um paciente que está internado na Área Azul do Hospital Geral do Estado (HGE)
"O paciente – que permanece internado no HGE – está medicado e sob investigação para confirmação do diagnóstico", diz trecho da nota.
Leia nota da SMS na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), por meio da Vigilância Epidemiológica (CVE) do município, fará a investigação e monitoramento do óbito e do caso suspeito de Influenza (gripe) ocorridos em Maceió, além de tomar todas as medidas cabíveis.
No caso do óbito – registrado com um bebê de três meses –, todas as pessoas da família residentes no mesmo imóvel serão monitorados por 48h com relação ao aparecimento de sintomas da gripe. Caso os sintomas sejam detectados em outra pessoa da residência onde morava a criança nesse prazo, esta será medicada de imediato.
No caso suspeito de Influenza, o paciente – que permanece internado no HGE – está medicado e sob investigação para confirmação do diagnóstico.
A DVS e a CVE reforçam que a vacina contra a gripe continua a ser disponibilizada para o grupo prioritário – gestantes, puérperas, idosos, crianças de 6 meses a menor de 5 anos, professores em atividade, população privada de liberdade, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da saúde – até esta sexta-feira (09), nas unidades de saúde e nos shoppings Maceió, Parque e Pátio, além do Supermercado Extra do Farol, estes com funcionamento das 15h às 21h.
Além disso, lembram que algumas medidas preventivas são importantes para evitar a gripe. Entre as mais usuais, estão a higienização frequente das mãos; o uso de lenços descartáveis para assoar o nariz; cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos regularmente também nessas ocasiões (podendo utilizar o álcool em gel na falta de água e sabão); evitar tocar olhos e nariz; não compartilhar objetos como talheres e copos; evitar pessoas com sinais de gripe; e evitar locais aglomerados ou fechados, entre outras.
LEIA MAIS