SMS: Maceió tem aumento de 305,4% nos atendimentos nas Unidades de Síndrome Gripal entre novembro e dezembro

Publicado em 18/12/2020, às 09h43
Ascom SMS -

Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió acompanha com preocupação o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus. O secretário municipal, José Thomaz Nonô, usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para alertar que a situação é grave. O Município constatou um aumento de 305,4% na quantidade de atendimentos nas quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal entre novembro e dezembro.

LEIA TAMBÉM

O levantamento comparativo foi feito pela SMS entre 1º e 13 de novembro com o mesmo período em dezembro. “Estou muito preocupado com a subida desses casos. Só a unidade sentinela em Jacarecica registrou um aumento de 426% no número de atendimentos, que acontecem quando as pessoas estão sentindo sintomas e precisam de acompanhamento”, disse Thomaz Nonô.

Para o gestor, o momento exige ajuda principalmente da população, que deve seguir as orientações de prevenção, como respeitar o isolamento social, usar máscara e álcool em gel. “A Secretaria está preparada, mas é necessário que a população se conscientize que o vírus continua circulando e que a pandemia não acabou. O número de óbitos e de ocupação de leitos voltaram a subir”, alertou o secretário.

“Peço encarecidamente que as pessoas divulguem isso, porque a situação é grave e pode ficar gravíssima, principalmente com as festas de fim de ano. Muito cuidado, ame a si mesmo, ame o seu próximo, evite a contaminação e não deixe que uma tragédia entre dentro da sua própria casa”, acrescentou.

A média do aumento de atendimento registrada nas quatro unidades de referência é de 305,4%. De 1º a 13 de novembro, foram atendidos 1.309 pacientes, enquanto no mesmo período de dezembro o número subiu para 3.998. A unidade que teve o maior aumento foi a Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, passando de 318 atendimentos para 1.355.

URSG

A Prefeitura de Maceió disponibiliza quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal: Jorge Duarte Quintela Cavalcante (Graciliano Ramos), Walter de Moura Lima (Santa Amélia), Novo Mundo e a Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).

Os usuários devem procurar as unidades nos primeiros sintomas para um tratamento precoce. Nestes locais, os pacientes realizam exames e têm os encaminhamentos conforme a prescrição médica. Cada usuário é avaliado e medicado de maneira individual, de acordo com os sintomas, duração e características. Além dos encaminhamentos para exames, os pacientes já saem das unidades com os medicamentos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês