SMTT alerta para estacionamento irregular durante as compras de fim de ano

Publicado em 16/12/2020, às 20h39
Ascom SMTT -

Secom Maceió

Com a aproximação das festas de fim de ano, é comum que as pessoas se desloquem até os shoppings, feiras livres e ao Centro da capital para as tradicionais compras. Com o intuito de reduzir as ocorrências de parada e estacionamento irregular em locais proibidos pela sinalização, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os condutores para que se atentem aos locais permitidos.

LEIA TAMBÉM

Ao estacionar em um local indevido e proibido pela sinalização, o condutor infrator ocasiona uma série de transtornos à população, a exemplo da obstrução do passeio público, fazendo com que os pedestres se arrisquem a transitar pelas vias e corram sérios riscos de atropelamento, além de restringir a acessibilidade das pessoas que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção, causar congestionamentos e prejudicar a circulação do transporte público da capital.

“Neste período de final de ano é comum o aumento de veículos circulando pela cidade e, consequemente, um crescimento de estacionamento irregular em diversos bairros da cidade. Nesse sentido, a função das equipes de fiscalização da SMTT é garantir que o trânsito flua, possibilitando a circulação de veículos da melhor forma possível. É primordial que os condutores se atentem e adotem boas práticas no trânsito para que não prejudiquem o direito de ir e vir do próximo e nem sofram as medidas punitivas estabelecidas pelo CTB”, destacou o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido pela sinalização é uma infração que varia de natureza leve a gravíssima. As multas aplicadas aos condutores flagrados estacionados em locais irregulares vão de R$ 88,38 podendo chegar a R$ 293,47, além da perda de até sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida administrativa para esse tipo de infração é a remoção do veículo, que é levado ao pátio empresa Transguard, de onde só é liberado após regularização junto ao Município.

Como denunciar estacionamento irregular

Além dos agentes da Superintendência, os maceioenses também podem atuar como fiscalizadores e colaborar com os trabalhos denunciando a parada e o estacionamento irregular de veículos em locais proibidos pela sinalização. Para isto, basta ligar para o número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Outra opção para acionar os agentes de trânsito da Superintendência é pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Pela plataforma tecnológica, que está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, os cidadãos podem, de forma rápida e prática, denunciar o estacionamento irregular. Para baixar o aplicativo clique aqui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês