Sobe para 40 mortes e 2.782 casos suspeitos de microcefalia no Brasil

Publicado em 22/12/2015, às 14h00

Redação

O Brasil registrou até o dia 19 de dezembro, 2.782 casos suspeitos da microcefalia e 40 óbitos causados pela doença. Os casos foram identificados em 618 municípios de 20 estados. As informações são do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

O número impressiona pelo aumento dos números em apenas uma semana. Os número cresceram 15,9% em relação ao divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 12 deste mês. Eram 2.401 casos suspeitos registrados em 549 municípios dos mesmo 20 estados.

O ministério também confirma que o crescimento no número de casos está associação ao surto de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya.

Alerta: Zika e doação de sangue

Durante a apresentação do boletim o Ministério da Saúde orientou que a população não deixe de fazer doações de sangue, já que nesta época do ano a demanda por sangue aumenta nos hospitais, mas alertou que para os pacientes que apresentaram os sintomas de zika esperem pelo menos 30 dias para fazer a doação.

A justificativa do Ministério é que ainda há suspeita que que o vírus seja transmitido por transfusão de sangue. O alerta foi repassado aos hemocentros no começo do mês sobre os critérios estabelecidos para doação de sangue.

Com isso, caso os doadores de sangue tenho tido sintomas relacionados à zika, tais como febre baixa, coceira e manchas pelo corpo, a doação não deve ser feita.

Combate ao mosquito

Equipes técnicas do Ministério de Saúde estão trabalhando nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Ceará para combater o mosquito. O objetivo do Governo Federal é conseguir visitar 100% das residências brasileiras até 31 de janeiro para combater focos do Aedes aegypti. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados