Sobe para 76 o número de mortos em queda de avião da Chapecoense

Publicado em 29/11/2016, às 10h04

Redação

As buscas por sobreviventes da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, nesta terça-feira (29), estão prestes a serem encerradas. O número de mortos foi fechado pelas autoridades em 76, depois que um dos jogadores resgatados com vida, o goleiro Danilo, herói da classificação à final da Copa Sul-Americana, morreu no hospital.

LEIA TAMBÉM

O avião caiu nas proximidades de Medellín, pouco antes de chegar ao destino. A aeronave, da companhia aérea Lamia, da Venezuela, tinha 81 pessoas à bordo.

Cinco pessoas sobreviveram, sendo três jogadores do clube de Chapecó: o lateral Alan Ruschel, o goleiro reserva Jakson Follmann e o zagueiro Hélio Zampier Neto, esse que só foi considerado vivo horas após o acidente. Também sobreviveram o jornalista Rafael Henze e a comissária Ximena Suárez.

A aeronave tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros e 9 tripulantes, de acordo com a agência da Aeronáutica Civil colombiana. 

No avião estavam também jornalistas da Fox Sport e da Rede Globo entre eles o ex-jogador Mário Sérgio Pontes de Paiva, comentarista esportivo da Fox. 

O time brasileiro, rival do Palmeiras no fim de semana na partida que deu ao time paulista a conquista do título nacional, faria o primeiro confronto da decisão da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, quarta-feira. 

A Confederação Sul-Americana já cancelou a partida e se colocou à disposição dos envolvidos. Uma das possibilidades é o avião ter sofrido pane elétrica. Os sobreviventes estão sendo levados para dois hospitais da região próxima ao aeroporto Jose Maria Córdoba, em Rionegro, nas imediações de Medellín, um deles é o San Juan de Dios.

De acordo com a imprensa local ainda, o avião perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 de Brasília). O SOS foi emitido entre as cidades de Ceja e Lá Unión. O avião, de matrícula CP2933, fez uma parada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, depois de decolar do Brasil. As primeiras vítimas resgatadas já foram levadas para o hospital. 

Alan e Danilo, ambos da Chapecoense, teriam sido os primeiros a serem resgatados. Na emergência do voo, o piloto teria aberto os tanques de combustível para evitar a explosão da aeronave na queda. A região do acidente é montanhosa. O avião teria caído há apenas 25 quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de destino.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer