Sobe para seis o número de mortes após tornado no Paraná e governo decreta calamidade pública

Publicado em 08/11/2025, às 11h55
Governador decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado - Foto: Jonathan Campos/Governo do Paraná

TNH1 com agências

O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, devastou cerca de 90% das residências e prédios comerciais da cidade, deixando seis mortos e 437 pessoas feridas, segundo a Defesa Civil do Estado. 

LEIA TAMBÉM

Diante da gravidade da situação, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública neste sábado (08) e acompanha de perto as operações de socorro realizadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes estaduais.

Segundo Ratinho Junior, desde que os primeiros relatos de destruição chegaram, equipes do interior e da capital foram mobilizadas para atender desabrigados e reforçar os serviços de saúde. Hospitais da região receberam reforço de ambulâncias e profissionais, e tropas de Londrina e Cascavel foram deslocadas para auxiliar nos atendimentos de emergência. “Por volta das 4h da manhã, mais equipes começaram a chegar para dar suporte à população”, afirmou o governador.

O decreto de calamidade pública permite que o governo agilize procedimentos emergenciais, dispense licitações e mobilize recursos rapidamente, além de abrir caminho para pedidos de apoio federal e utilização de fundos estaduais para reconstrução. Com a medida, o município pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstruir residências e infraestrutura.

Desde a noite de sexta-feira (07), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e da Secretaria de Estado da Saúde trabalham para restabelecer serviços essenciais e atender a população. Ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de várias regiões do Paraná foram enviados para a cidade.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mania fofa leva mãe ao diagnóstico de autismo da filha: 'Não fazíamos ideia' Vídeo: torcedores de Santos e Inter entram em conflito em rodovia Pai de aluna é preso após agredir diretor em escola do interior de SP Ex-jornalista da Globo é vítima de 'quebra-vidros' em SP e tem celular roubado