Socorristas mandam desobstruir entrada de caverna onde estão crianças na Tailândia

Publicado em 08/07/2018, às 07h42

Redação

Socorristas mandaram esvaziar na manhã deste domingo, 8 (horário da Tailândia) a área no entorno da entrada da caverna onde 12 meninos e seu técnico de futebol estão presos há 15 dias. Segundo a equipe, é necessário desobstruir o lugar para "ajudar as vítimas".

LEIA TAMBÉM

"Todos os que não estão implicados na operação devem sair da área imediatamente", anunciou a polícia por meio de um alto-falante no lugar. Centenas de jornalistas estão na região para acompanhar o resgate.

Neste sábado, uma forte chuva atingiu o norte da Tailândia, piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma “guerra contra água e tempo” para salvar os 12 garotos e seu técnico de futebol. 

A chuva atrapalha o progresso feito na última semana para drenar o complexo de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte do país.

Com os níveis de oxigênio caindo e previsões de chuvas, o tempo está se esgotando em um plano para ensinar os meninos, alguns com 11 anos e sem saber nadar, a fazer um mergulho através de corredores estreitos e inundados que desafiam mergulhadores experientes.

A melhor janela para um resgate pode ocorrer nos próximos três ou quatro dias, disse o líder do esforço de resgate neste sábado.

A mensagem cautelosa de Narongsak Osottanakorn veio um dia após a morte de um mergulhador de resgate tailandês, em um drama que começou há duas semanas como uma excursão para celebrar o aniversário de um dos meninos.

No morro, onde equipes de resgate estão buscando rotas alternativas para a caverna, outro acidente ocorreu na noite de sábado, no horário local: um veículo derrapou em uma pista de terra, ferindo gravemente o motorista e um passageiro e machucando outros quatro voluntários, disseram as autoridades.

Anteriormente, na entrada da caverna abaixo, linhas de mergulhadores e soldados com lanternas podiam ser vistas emergindo da escuridão, com geradores bombeando a água por tubos.

Dezenas de soldados do Exército Real da Tailândia descansavam em rochas do lado de fora da caverna. Dois deles disseram que os superiores haviam dito que a operação de resgate provavelmente começaria no domingo ou no dia seguinte. 

O trajeto

O grupo foi encontrado após 9 dias no interior do conjunto de cavernas, que tem 10 km. A chegada da estação de chuva torna mais urgente o resgate dos 12 meninos e de seu treinador de futebol. Pelo menos 3 dos 13 integrantes do grupo estão com a saúde debilitada

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto