Solidariedade expulsa advogado que trocou Maquiavel por autor de "O Pequeno Príncipe"

Publicado em 16/09/2023, às 10h07
Reprodução/Rádio e TV Justiça -

Estadão Conteúdo

O Solidariedade decidiu expulsar o advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior, que era filiado ao partido, após os ataques do criminalista a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de réus do 8 de Janeiro. Em nota, a legenda informou que o advogado usou "falas ofensivas e desrespeitosas" à Corte e "ultrapassou os limites da lei".

Kattwinkel defende Thiago de Assis Mattar, um dos condenados na quinta-feira por participação nos atos de 8 de janeiro O advogado ganhou evidência nas redes sociais porque, durante o julgamento, confundiu o livro de teoria política O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, com a obra infantil O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

"Esse julgamento está sendo jurídico? Ou esse julgamento está sendo político, a fim de incriminar mais alguém? A fim de um objetivo que nós não conseguimos entender? Porque parece que estão sendo usados. Diz O Pequeno Príncipe: 'Os fins justificam os meios', e podemos passar por cima de todos. Maquiavel, 'os fins justificam os meios'", disse o advogado.

A frase "Os fins justificam os meios" não está em O Pequeno Príncipe, obra que possui uma história muito diversa do livro do teórico político e foi escrita, inclusive, mais de 400 anos depois. Também não está em O Príncipe, apesar de ser recorrentemente atribuída a Maquiavel em páginas na internet. Moraes chegou a ironizar a confusão: "São obras que não têm absolutamente nada a ver. Mas, obviamente, quem não leu nenhuma nem outra vai no Google e às vezes dá algum problema".

A decisão foi tomada em conjunto pelo diretório municipal do Solidariedade em Votuporanga, no interior de São Paulo, pelo presidente estadual do partido, Alexandre Pereira, e por Paulinho da Força, vice-presidente nacional. A sigla estuda entrar com uma representação contra o advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nervosismo - Kattwinkel nega que tenha sido desrespeitoso com os ministros do Supremo e cita o "nervosismo" no julgamento para justificar a confusão. Para ele, Moraes assumiu um papel de "acusador". Ele diz ainda que o ministro é quem foi desrespeitoso ao chamá-lo de "patético" e "medíocre".

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC