Som e qualidade de vida: especialistas debatem acústica nas cidades

Publicado em 23/04/2025, às 15h35
- Foto: Itawi Albuquerque/TNH1

Gilson Monteiro

Um dos grandes impactos negativos da vida urbana, sem dúvida, é a poluição sonora. Ruídos de veículos, construções, sirenes, alto falantes e de outros emissores afetam o bem-estar das pessoas durante o dia e até durante o sono. E a busca pelo conforto sonoro será o foco do VIII Simpósio de Acústica, que acontecerá no próximo dia 25, no Hotel Jatiúca, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Com o tema "Acústica, arquitetura & cidade", o evento reunirá especialistas para discutir como a influência sonora impacta a vida urbana e as soluções para ambientes mais confortáveis e saudáveis.

O simpósio está sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Acústica - Regional Nordeste (Sobrac NE), com co-realização do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). O evento busca conscientizar profissionais e levar informação relevante para a população sobre a importância de ambientes com boa qualidade sonora.

“Vamos falar sobre mapeamento acústico, o que fazer com os ruídos nas cidades, como a arquitetura pode melhorar a paisagem sonora e acústica ambiental. Além disso, trataremos como uma acústica inadequada é um problema constante em projetos arquitetônicos, e como corrigir essas questões. Será um dia de muito conhecimento, com palestras de grandes profissionais do Nordeste", diz a coordenadora local do simpósio, a arquiteta e professora da Ufal, Maria Lúcia Oiticica.

CIDADES SAUDÁVEIS
Para o presidente do CAU/AL, arquiteto Geraldo Faria, o simpósio traz um importante debate para a construção de cidades mais saudáveis, seja nos espaços públicos ou privados. Para ele, a iniciativa da Sobrac NE, com a co-realização do CAU/AL, busca promover cidades e construções mais adequadas às necessidades das pessoas.

"É um dever de todos nós, enquanto sociedade, buscar um desenvolvimento urbano sustentável. E reunir especialistas que trazem ideias e soluções é uma forma de contribuir para isso. Não só conscientizando profissionais de arquitetura e urbanismo, mas também o poder público e o próprio segmento da construção civil", considera Geraldo Faria.

No dia 25 pela manhã, a programação do simpósio abordará a relação entre Acústica e Cidade, com discussões sobre os desafios sonoros nos espaços urbanos. À tarde, o tema será Acústica e Arquitetura, explorando como o design e os materiais de construção podem contribuir para ambientes internos mais agradáveis acusticamente.

Além das palestras e mesas redondas, haverá uma exposição de materiais acústicos, aberta ao público. Profissionais de arquitetura e urbanismo em dia com CAU/AL têm desconto no valor das inscrições.

A Sobrac NE informa ainda que qualquer pessoa com interesse no tema pode participar. As inscrições estão disponíveis pelo site do conselho em www.caual.gov.br ou na página do evento, em www.even3.com.br/viiisimposioacustica.


SERVIÇO:
Evento: VIII Simpósio de Acústica - Acústica, arquitetura & cidade
Data: 25 de abril - Das 8h às 12h e das 15h às 19h
Local: Hotel Jatiúca, Maceió-AL
Informações e Programação: www.even3.com.br/viiisimposioacustica

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer