Soneca depois do almoço: dormir logo após comer faz mal?

Publicado em 27/05/2025, às 15h08
- Foto: Reprodução/Freepik

Estado de Minas

Muita gente sente aquele sono incontrolável após o almoço, mas você já se perguntou se dormir depois de comer faz mal? A resposta depende de alguns fatores, como o tipo de alimento consumido, a quantidade e o tempo de espera entre a refeição e o descanso.

LEIA TAMBÉM

Especialistas alertam que, apesar da tentação, deitar imediatamente após comer pode prejudicar a digestão e causar desconfortos.

Dormir depois de comer faz mal?


Sim, em muitos casos, deitar logo após uma refeição pode atrapalhar o processo digestivo. Isso porque, ao deitar, o alimento pode retornar para o esôfago, aumentando o risco de refluxo, azia e queimação.

Quanto tempo esperar para dormir após o almoço?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição, o recomendado é esperar pelo menos 30 minutos antes de tirar aquela soneca após o almoço. Esse tempo permite que a digestão comece sem interferências, reduzindo o risco de azia e desconfortos. Para refeições mais pesadas, o ideal é aguardar entre 1 e 2 horas.

E a famosa soneca após o almoço, é permitido?
Tirar uma soneca curta de até 30 minutos pode ser benéfico para a produtividade, desde que respeitado o tempo de espera após a refeição. O segredo é encontrar um equilíbrio: nem muito cedo, para não atrapalhar a digestão, nem muito longa, para não comprometer o sono noturno.

Alimentos que influenciam no sono e na digestão

Nem todo alimento causa os mesmos efeitos. Refeições ricas em gordura e carboidratos simples tendem a provocar mais sonolência e lentidão digestiva. Por outro lado, alimentos leves e com boas fontes de fibras e proteínas ajudam a manter a saciedade sem pesar no estômago.

Um prato equilibrado é a melhor escolha para quem pretende descansar após a refeição.


 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório Entenda como funciona o Hospital da Cidade e sua importância na rede pública de saúde de Maceió