SSP registra redução nos roubos de carros, motos, residências e pessoas nas ruas

Publicado em 07/03/2026, às 09h56
SSP registra redução nos roubos de carros, motos, residências e pessoas nas ruas - Ascom SSP-AL

Ascom SSP-AL

Ler resumo da notícia

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas divulgou, nesta sexta-feira, o balanço dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) relativos à fevereiro e ao acumulado do primeiro bimestre de 2026, apontando uma redução significativa em todas as principais modalidades e consolidando a tendência de queda da criminalidade no estado.

LEIA TAMBÉM

O destaque do mês foi a redução nos roubos a transeuntes, que recuaram 35,2% em relação à fevereiro de 2025, acompanhada de quedas expressivas em outras modalidades: roubo de motos (-30,9%), roubo a residências (-20,0%) e roubo de veículos de passeio (-10,0%).

O desempenho positivo se manteve no acumulado de janeiro e fevereiro de 2026, indicando que as estratégias de policiamento e inteligência vêm surtindo efeito. No primeiro bimestre, os roubos a transeuntes caíram 36,8%, passando de 946 ocorrências em 2025 para 598 em 2026; os roubos de veículos de passeio registraram queda de 32,0%, de 50 casos para 34; os roubos a residências diminuíram 26,1%, de 23 para 17 ocorrências; e os roubos de motos e similares recuaram 18,6%, de 183 para 149 casos.

O relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP traz ainda o detalhamento regional. Em Maceió, a redução no roubo a transeuntes em fevereiro foi de 41,3%, com queda de 303 para 178 casos, enquanto em Arapiraca os roubos de motos apresentaram retração de 44,4% no mês. Esses resultados mostram o compromisso da Segurança Pública em proteger o patrimônio dos cidadãos alagoanos por meio de operações integradas e do uso estratégico de dados no combate ao crime.

Além da queda nos índices de CVP, a Força Tarefa da Segurança Pública, dedicada ao cumprimento de mandados judiciais, alcançou números expressivos. Desde maio de 2022 até o final de fevereiro de 2026, foram cumpridos 4.025 mandados relacionados a diversos crimes, sendo 1.389 referentes à homicídios, e 635 relacionados à organizações criminosas, entre outras tipificações.. No acumulado de 2026, foram cumpridos 215 mandados, dos quais 70 se referem à homicídios, dando continuidade às ações voltadas à responsabilização de autores de crimes graves.

Outro ponto de destaque são as apreensões realizadas pelas forças policiais. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2026, foram retirados de circulação 55 quilos de drogas e 212 armas de fogo. Somente em fevereiro, os números chegaram a 27 quilos de entorpecentes e 56 armas apreendidas, reforçando o impacto direto das operações na redução da criminalidade.

O secretário Flávio Saraiva avaliou os resultados com firmeza e destacou o empenho das forças policiais e o apoio do governo estadual. “Esses números mostram que estamos no caminho certo. A redução nos crimes patrimoniais, o cumprimento de milhares de mandados e as apreensões de drogas e armas são fruto de um trabalho integrado e incansável das nossas forças de segurança. Parabenizo cada policial e servidor que contribuiu para essa conquista”, afirmou.

O secretário também ressaltou o trabalho do governador Paulo Dantas no fortalecimento da segurança pública. “É importante destacar que esse avanço só foi possível porque temos um governador que acredita e investe na segurança. Paulo Dantas foi o gestor que mais destinou recursos para estruturar nossas forças e os resultados estão aí: mais operações, mais inteligência e mais proteção para o povo alagoano”, concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Operação Mulher Protegida cumpre mandados de prisão em Alagoas Em vídeo, jovem diz que teria participação em morte de mulher que foi sequestrada no Sertão Mulher tem lábio arrancado por ex-companheiro em Viçosa; polícia investiga o crime Celular Seguro intensifica combate ao roubo de celulares com checagem de IMEI nas abordagens